Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 25 Set 2017 10:54 Rede Piauí de Notícias

Prefeitura lança Plataforma Agenda Teresina 2030

Na ocasião haverá a participação dos palestrantes Silvério Zebral Filho, Gustavo Maia e Bruna Santos


A Prefeitura de Teresina na noite desta terça-feira (26) dará um passo importante na estratégia de abertura de dados para o desenvolvimento sustentável da cidade. A partir das 19h, no Teatro do Boi, o prefeito Firmino Filho lança a Plataforma Agenda Teresina 2030. O evento contará com a palestra do chefe da unidade de inovação da Organização dos Estados Americanos (OEA), Silveiro Zebral.

Prefeito Firmino Filho
Prefeito Firmino Filho estará presente no lançamento nesta terça-feira. Foto: Assessoria.

Além de Silvério Zebral, estarão na capital piauiense o cofundador da rede social Colab, Gustavo Maia; e a presidente do Conselho Deliberativo da Open Knowledge Brasil, Bruna Santos. Os três irão abordar dados abertos, governança pública, inovação governamental e empreendedorismo.

De acordo com Gabriela Uchoa, coordenadora da Agenda 2030, essa agenda é a plataforma aberta da cidade, onde todos poderão monitorar o desenvolvimento da cidade, através de mapas interativos, dados abertos e programas de capacitação para gestores e sociedade civil em planejamento colaborativo.  A plataforma traz mais transparência e contribui para melhoria da gestão pública.

PMT Plataforma 2030
A partir das 19h, no Teatro do Boi, o prefeito Firmino Filho lança a Plataforma Agenda Teresina 2030. Reprodução: Google

Através da plataforma, é possível saber o que está acontecendo na cidade. As informações disponibilizadas serão fornecidas de forma dinâmica e em diversos formatos.  Gabriela informa que os dados dos bairros, por exemplos, estarão também em mapas, que permite a melhor visualização e compreensão. Os formatos também são os mais diversos, como Java, o que permite que cada usuário baixe esses dados no formato mais adequado para sua necessidade.

Durante o lançamento da plataforma, será conhecido o vencedor da Hackathon THE 2030, maratona digital realizada pela administração municipal. Quatro projetos concorrem ao prêmio: BliciTHE (voltado para bicicleta compartilhada), Terminal Inteligente (destinado ao transporte público), Prism (que visa a revitalização de praça e áreas verdes) e o THEC saúde (voltado para marcação de consultas).

Conheça os palestrantes:

Silvério Zebral

Silvério Zebral Filho é Chefe da Unidade para Inovação Governamental e Coordenador Acadêmico da Escola de Governo da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington-DC, EUA. Zebral liderou mais de 60 missões técnico-políticas de apoio à governos de mais de 20 países na América Latina e Caribe (especialmente em países como Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Paraguai e Bolívia) e à diversos Estados brasileiros sobre a governança pública, alianças público-privadas, inovação governamental e fortalecimento do setor público

Gustavo Maia

Gustavo Maia é publicitário e cofundador do Colab, rede social para cidadania premiada como melhor aplicativo urbano do mundo, top 5 apps de governo e participação do mundo pela ONU, startup de maior impacto social e maior potencial global pelo BID. O Colab tem mais de 150.000 usuários no Brasil e 100 prefeituras como clientes. Representando o Colab, em 2014, foi eleito Cidadão Sustentável de São Paulo pela CBN, Catraca Livre e Rede Nossa São Paulo e é Empreendedor Cívico da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade). É um entusiasta da gestão pública colaborativa e do engajamento cidadão para criar uma melhor vida para as pessoas.

Bruna Santos

Presidente do Conselho Deliberativo da Open Knowledge Brasil e gerente de conhecimento da Comunitas.

*Com informações da Redação R/Piauí




Deixe seu comentário: