Polícia Por: Redação Rede Piauí Repórter 29 Nov 2017 09:14 Rede Piauí de Notícias

Polícia executa operação ‘Refranata’ e prende assaltantes de banco

Entre os presos estão integrantes de quadrilha que iria sequestrar dono de escola em Teresina


A Polícia Civil do Piauí através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) está executando desde as primeiras horas desta quarta-feira (29), a operação Refranata - termo que vem do latim e significa repressão - com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão, além de prisões preventivas de acusados de roubos a veículos, caixas eletrônicos, bancos, além de traficantes de drogas. Foram expedidos ao todo, 42 mandados judiciais.

Operação Refranata
Operação Refranata. (Foto: Divulgação Polícia Civil).

De acordo com a Greco, são 26 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisões preventivas. Dessas prisões, até o momento, foram cumpridas 10. Entre eles, um soldado da Polícia Militar do Piauí, que é suspeito de fraude em concurso do Corpo de Bombeiros, que inclusive já havia sido preso em outra operação.

Delegado geral Riedel Batista
Delegado geral Riedel Batista. (Foto: Wilson Filho / Cidadeverde).

"A gente tem realizado várias operações e a cada ação nós vamos montando novas operações. Então esse trabalho de hoje é uma continuação e já temos 10 pessoas presas, outros alvos serão cumpridos dentro do sistema prisional. As prisões ocorreram em Teresina, mas nós temos também cumprimento de mandados de busca em Timon", complementou o delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista.


 

Quadrilha pretendia sequestrar dono de escola particular

O delegado Willame Morais, um dos coordenadores desta operação, informou que uma quadrilha que possui criminosos entre os que tem mandado de prisão expedido, pretendia sequestrar nos próximos dias, um dono de escola particular de Teresina.

Delegado da Greco, Willame Morais
Delegado da Greco, Willame Morais. (Foto: G1 Globo).

"Havia um plano para sequestrar o proprietário de estabelecimento de ensino particular. Na verdade, o plano seria sequestrar proprietário da escola e a esposa dele para que mediante extorsão os suspeitos conseguissem algum numerário em dinheiro. Com a operação, foi possível evitar um crime grave que aconteceria na Capital", informou o delegado Willame em entrevista à Imprensa na manhã desta quarta-feira (29).


 

Operação conta com vários parceiros na articulação

Foram pelo menos cinco meses de intenso trabalho e organização até chegar ao momento de cumprimento das prisões e apreensões.

A operação está sendo articulada e executada por pelo menos 100 policiais civis, com apoio da Polinter, Delegacia de Homicídios, Delegacia de União, Delegacia de José de Freitas, Delegacia de Altos; Dos 1o, 2o, 4o, 5o, 7o, 12o, 8o, 23o distritos policiais, Polícia Militar do Piauí, Delegacia Regional de Timon, Ministério Público Estadual, Central de Inquéritos do Tribunal de Justiça do Piauí, entre outros.


 

Confira mais fotos da operação em andamento:

Operação Refranata
Operação Refranata. (Foto: Divulgação Polícia Civil).




Deixe seu comentário: