Geral Por: Valbia Sousa Repórter 16 Nov 2017 10:13 Rede Piauí de Notícias

Policia Federal deflagra operação no Piauí e Maranhão

A ação investiga indícios de desvios de recursos públicos federais por meio de fraudes


Na manhã desta quinta-feira (16) a Polícia Federal deflagrou a operação Pegadores para cumprir 45 mandados judiciais, sendo 14 de prisão temporária e 28 de busca e apreensão em São Luís/MA, Imperatriz/MA, Amarante/PI e Teresina/PI. Também foi cumprido o bloqueio judicial e o sequestro de bens no valor de R$ 18 milhões.

PFA operação foi deflagrada nesta quinta-feira (16)                                        Foto: Reprodução 

A ação investiga indícios de desvios de recursos públicos federais por meio de fraudes nos Estados do Piauí e do Maranhão. Cerca de 130 policiais federais participam da ação. O Ministério Público Federal, do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal do Brasil também estão apoiando a ação.

Investigação

A ação é um desmembramento da Operação Sermão aos Peixes, em 2015, onde os investigadores recolheram informações sobre um esquema montado por servidores que comandavam a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão naquele ano.  Esses servidores montaram um esquema de desvio de verbas e fraudes na contratação e pagamento de pessoal.

O esquema chegou a incluir indevidamente 400 pessoas na folha de pagamento de hospitais estaduais, sem que prestassem qualquer tipo de serviço para as unidades. Os beneficiários do esquema criminoso seriam familiares e pessoas próximas a gestores públicos das organizações sociais.

Os investigados irão responder pelos crimes de peculato, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, dentre outros. Os criminosos serão levados ao sistema penitenciário estadual, onde permanecerão à disposição da justiça federal.




Deixe seu comentário: