Piauí Por: Thiago Andrade Repórter 04 Abr 2018 09:12 Rede Piauí de Notícias

População de São Raimundo Nonato atesta qualidade do projeto Piauí Conectado

As áreas de conexão funcionam em espaços públicos tanto na capital como no interior


O serviço de internet livre chegou ao município de São Raimundo Nonato no mês de Março. O serviço faz parte do programa Piauí Conectado, projeto do Governo do Piauí desenvolvido através da Agência de Tecnologia da Informação – ATI. Até agora já foram estabelecidas 189.717 mil conexões em todo o estado. As áreas de conexão funcionam em espaços públicos tanto na capital como no interior.

“Desde o começo do projeto a gente utiliza muito aqui, usa muito para pesquisa, para assistir videoaula, conteúdos didáticos que nos ajudam bastante. A gente acha a internet super rápida, ótima e também facilita para quem não tem em casa e quer estudar, a gente sempre chama o pessoal para frequentar esse ambiente”, contou a estudante Michelly Macedo.

Serviço de internet livre, um dos muitos realizados por meio do Piauí ConectadoServiço de internet livre, um dos muitos realizados por meio do Piauí Conectado. (Foto:Saoraimundo.com)

Uma equipe técnica da ATI visitou o local. “Estamos aqui fazendo a manutenção preventiva [dos computadores] do telecentro que atende a comunidade para fazer pesquisa, estudos, com isso estamos fazendo essa manutenção tanto física como a lógica, atualizando os aplicativos que os alunos utilizam, atualizando o antivírus e checando algumas partes principais como a velocidade [da internet] que está chegando perfeitamente do Estado para cá”, explicou o técnico Carlos Henrique.

Os piauienses podem acessar a rede Piauí Conectado em mais de 60 pontos como praças, parques e bibliotecas. Os espaços estão distribuídos nas cidades de Teresina, União, Curralinhos, Parnaíba, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Paes Landim, Canto do Buriti, Piripiri, Guaribas, Guadalupe, São Raimundo Nonato, Luzilândia, Marcos Parente e Cocal dos Alves.

Para efetuar a conexão é necessário fazer um simples cadastro preenchendo um formulário com nome, número de contato, e-mail, cpf e a criação de uma senha. O cadastro é realizado somente uma vez e o login pode ser feito em qualquer local onde tenha o serviço disponível.

Parceria Público Privada

As áreas com internet livre em funcionamento atualmente são pontos pilotos. O projeto Piauí Conectado, que vai construir uma rede de dados para tráfego seguro e veloz de dados, voz e imagem, interligando as unidades administrativas do estado, vai beneficiar 96 municípios com a tecnologia de fibra ótica, o que permitirá a expansão de serviços como os pontos de internet para a população, o ensino à distância nas escolas e universidades do interior, entre outros.

O Piauí Conectado será implantado por meio da contratação de uma Parceria Público Privada que, de acordo com licitação realizada pela Superintendência de Parcerias e Concessões (SUPARC) e Secretaria Estadual de Administração e Previdência (SEADPREV), teve como vencedora do processo a empresa Global Task. O tramite prossegue para a fase final e após o começo do projeto, o prazo é de 24 meses para o seu termino. Os demais municípios serão atendidos com tecnologia complementar como satélite e rádio digital.




Deixe seu comentário: