Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 05 Dez 2018 12:53 Rede Piauí de Notícias

População deve redobrar cuidados com o lixo em período de chuvas

O acondicionamento incorreto desse lixo pode acarretar multas e a não realização da coleta.


O último mês do ano mal começou e o teresinense já enfrenta os primeiros sinais do período chuvoso que se aproxima, característicos dos meses de janeiro a março. Junto com as chuvas, cresce a necessidade de maiores cuidados no descarte e acondicionamento de resíduos sólidos, evitando o entupimento de galerias, consequentes alagamentos e garantindo uma Teresina mais limpa para todos.

Segundo a supervisora de Limpeza Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Michelly Noleto, cerca de 96% da capital é atendida pela coleta da Prefeitura, no período de segunda à sábado, três vezes na semana. Dessa forma, a população precisa redobrar os cuidados com a disposição do lixo doméstico, que é recolhido pela coleta domiciliar.

“É importante que os resíduos sejam ensacados de forma reforçada para que não rasguem e estejam bem amarrados, evitando a entrada de água nas sacolas e o seu rompimento na hora da coleta. Faz parte do código de postura do município que a população deve acondicionar corretamente seus resíduos e é responsável por ele até o momento da coleta.”, explica Michelly Noleto reforçando que estas ações devem fazer parte da rotina do teresinense.

A supervisora ainda comenta a importância dos resíduos estarem em recipientes apropriados e dispostos nos locais corretos. “Dessa forma, é imprescindível que estejam embalados para que sejam devidamente coletados. Reforçamos também que não devem ser colocados em canteiros centrais, praças e terrenos baldios. As sacolas sempre devem estar dispostas na porta das residências no dia correto e próximo ao horário de coleta, evitando ações de animais que possam rasgar as sacolas. O acondicionamento incorreto e disposição em local inadequado desse lixo pode acarretar multas e a não realização da coleta”, completa.

lixo coleta chuva




Deixe seu comentário: