Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 21 Ago 2017 17:37 Rede Piauí de Notícias

Minha Casa Legal: Governo vai regularizar 27 mil imóveis no Piauí

As ações já somam um total de 5.398 imóveis com áreas regularizadas, beneficiando, em média, 21.592 pessoas


A Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi), Por meio do Programa Minha Casa Legal, já fez atendimento para diversos mutuários com ações de regularização fundiária, financeira e cadastral, realizadas nas mais de 30 ações itinerantes em bairros da capital e no interior do estado. Mais de 5 mil imóveis já possuem áreas regularizadas, beneficiando, em média, 15,5 mil pessoas por meio das ações de regularização fundiária.

O Programa Minha Casa Legal foi Lançado em outubro de 2015 e possui dois eixos de operação, sendo que a primeira objetiva promover a regulamentação fundiária (registro e averbação das áreas) dos conjuntos habitacionais que ainda não foram averbados e, por conta disso, impossibilita que o mutuário adimplente obtenha o ofício de liberação de hipoteca, que é o documento que possibilita que a pessoa obtenha a escritura individual do imóvel.

O segundo eixo do Minha Casa Legal é fazer a regularização cadastral e financeira das unidades habitacionais, construídas a partir da década de 60 pela antiga Companhia de Habitação do Piauí (Cohab), Banco do Estado do Piauí (BEP) e Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep).

Governador entrega títulos de imoveis em guadalupe
Foto: Francisco Gilasio Governador entrega titulo de imoveis em guadalupe

As ações já somam um total de 5.398 imóveis com áreas regularizadas, beneficiando, em média, 21.592 pessoas. Sendo assim, os mutuários adimplentes, que residem nestes conjuntos, já podem requerer os ofícios de liberação de hipotecas, e, portanto, receberem a titularidade definitiva dos imóveis. Até agosto deste ano, mais de 3.888 mutuários já recebem a liberação das hipotecas e mais de 3.175 pessoas foram atendidas pelos escritórios itinerantes do Minha Casa Legal. Importante destacar que diversas pessoas também estão sendo atendidas pelas equipes técnicas da Emgerpi, seja na Casa do Mutuário ou nos quatro escritórios regionais que a empresa possui no interior.

A meta em longo prazo da Emgerpi é promover a regularização fundiária, financeira e cadastral de 27 mil imóveis e, dessa forma, beneficiar cerca de 108.000 pessoas no estado, que buscam obter o título de propriedade das suas unidades habitacionais.

Atendimento itinerante

A diretora de Processos Imobiliário da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, disse que, "por meio dos escritórios itinerantes, o mutuário recebe os mesmos serviços ofertados na Casa do Mutuário em Teresina e nos quatro escritórios regionais que a Emgerpi tem nas cidades de Campo Maior, Floriano, Picos e Parnaíba. Durante o atendimento itinerante, o mutuário pode retomar negociações e quitar débitos, realizar parcelamentos de dívidas, requerer a liberação de hipoteca, atualizar dados cadastrais, conhecer as facilidades de pagamentos que o Minha Casa oferece e receber as orientações jurídicas necessárias para sanar as pendências dos imóveis”.

Sobre a documentação que o mutuário precisará apresentar ao dar entrada no processo de regularização dos imóveis, Ana Lúcia fala que “o mutuário deve apresentar os documentos pessoais e que ele tenha do imóvel”.

Descontos

 Ademais, O Programa Minha Casa Legal vem facilitando a vida das pessoas que buscam facilidades de pagamento na hora de liquidar os débitos das unidades habitacionais, construídas pela Cohab, Bep e Iapep. Sobre isso, o diretor-presidente da Emgerpi, Ricardo Pontes, relata que “o governador Wellington Dias, com intuito de facilitar a vida dos mutuários que ainda possuem débitos nos contratos de financiamentos dos imóveis, sancionou, em maio do ano passado, a lei de parcelamento nº 6.812/2016, cuja finalidade é garantir descontos de até 90%, sobre juros e multas, para os mutuários que pretendem quitar a dívida à vista e também descontos de 40%, 30% e 20% para aqueles que preferem parcelar dívidas”.

Parcerias com outros órgãos

Querendo acelerar os trabalhos de regularização fundiária dos empreendimentos habitacionais e desburocratizar os barreiras que esses processos enfrentam, a Emgerpi, por meio da Diretoria de Regularização Patrimonial Imobiliário, vem pedindo o apoio do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio da Corregedoria de Justiça; das entidades cartoriais e também da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por intermédio das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU’s).

Numeros do programa

Em Teresina, a Emgerpi já prestou atendimento itinerante para mutuários dos conjuntos habitacionais Promorar (4.960 Unidades Habitacionais - UH), Condomínio Pasárgada (64 UH), Deus Quer (756 UH),Vamos Ver o Sol (902 UH), Alô Teresina (160 UH), O Sonho não acabou (120 UH), Primavera (287 UH), Renascença (2.850 UH), Saci (2.034 UH), São Pedro I e II (175 UH), Mocambinho (5.130 UH), Residencial Dignidade (436 UH), Itararé I e II (3.040 UH), Condomínio Verde Te Quero Verde ( 418 UH), Morada Nova (2.172 UH), Parque Piauí (2.794 UH) e Bela Vista I (912 Unidades Habitacionais).

No interior, o escritório itinerante do Minha Casa Legal atendeu mutuários que residem nos municípios de Piripiri (508 Unidades Habitacionais), Demerval Lobão (80 UH), José de Freitas (207 UH), Oeiras (200 UH), Altos (180 UH), Floriano (590 UH), Campo Maior (442 UH), Esperantina (200 UH), Parnaíba (1.032 UH), Guadalupe (200 UH), São Raimundo Nonato (310 UH), Manoel Emídio (40 UH), Fronteiras (50 UH), PIO IX (50 UH) e Paulistana (60 UH).

governador entrega títulos de imoveis em São Raimundo nonato
 Foto: Paulo Barros governador entrega títulos de imoveis em São Raimundo nonato

Unidades de atendimentos

Em Teresina, o mutuário pode procurar atendimentos na Casa do Mutuário, localizada na Rua Olavo Bilac, situada por trás da Igreja de N. Senhora das Dores, na Praça Saraiva, Centro da capital. Os mutuários do interior contam com atendimento nos Escritórios Regionais da Emgerpi em Picos, Campo Maior, Parnaíba e Floriano. Todo atendimento é feito de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Com informações de PortaloDia.com




Deixe seu comentário: