Geral Por: Thiago Andrade Repórter 13 Abr 2018 09:11 Rede Piauí de Notícias

Prefeito anuncia que vai decretar estado de calamidade em Teresina

O Ministério da Integração Nacional se colocou à disposição para ajudar os desabrigados com kits humanitários


O Prefeito de Teresina, Firmino Filho, anunciou na última quinta-feira (12) que vai decretar estado de calamidade na capital. De acordo com o gestor, existe hoje na capital aproximadamente 250 famílias desabrigadas em decorrência das intensas chuvas que caíram recentemente. Com o decreto, as ações emergenciais e o auxílio a essas pessoas serão agilizados.

“Vamos decretar estado de calamidade na cidade toda. Em primeiro lugar nos permite conversar com a Defesa Civil Nacional e com essa conversa nós esperamos apoio para as famílias assim como também recursos para obras”, falou Firmino Filho.

Prefeito de Teresina Firmino FilhoPrefeito de Teresina Firmino Filho. (Foto:Portal AZ)

Na manhã desta quinta-feira (12), o rio Parnaíba atingiu a "cota de atenção" na capital, chegando a 4,97 metros. A informação é do CPRM (Serviço Geológico do Brasil), que fez um alerta, pois falta subir apenas dois metros para que a cidade seja considerada inundada.

Segundo o boletim hidrológico do CPRM, a cota de atenção foi registrada por volta das 05h30 desta sexta-feira (13). Na quinta, no horário das 10h45, o rio Parnaíba estava com 4,13 m, ou seja, subiu quase um metro nas últimas 24 horas. O rio entra em "cota de alerta" se chegar a altura de 5,50 m entra em cota de inundação se chegar a 6,87 m.

Órgãos como Defesa Civil Municipal e Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) fazem o monitoramento constante das áreas de risco e dão assistência às famílias dessas regiões. Apenas nos dez primeiros dias de abril, a Defesa Civil Municipal de Teresina auxiliou 59 pessoas em situação de risco.

“Nós temos um inverno intenso e com chuvas pesadas e essas chuvas fizeram com que essas famílias ficassem desabrigadas. Agora com o aumento do nível das águas do Poti e do Parnaíba, vários pontos de erosão estão aparecendo, mas temos que esperar um pouco abaixar a água saber a dimensão do problema e fazer também a intervenção emergencial”, explicou o prefeito.

De acordo com o gestor, existe hoje, na capital aproximadamente 250 famílias desabrigadas
De acordo com o gestor, existe hoje, na capital aproximadamente 250 famílias desabrigadas.(Foto: Wilson Nanaia)

Segundo a Prefeitura de Teresina, Firmino Filho se reuniu esta semana, em Brasília, com o secretário nacional de Defesa Civil, Newton Ramlow, a fim de discutir esses problemas.

Na oportunidade, o Ministério da Integração Nacional, que tem uma ampla experiência em combate a desastres naturais, se colocou a disposição para ajudar os desabrigados com kits humanitários. “Na oportunidade, nós mostramos todas as características de Teresina e as dificuldades que estamos tendo agora com as chuvas intensas e concentradas na cidade”, afirmou Firmino.

O passo agora é protocolar todas as demandas de Teresina junto ao Ministério da Integração Nacional. De acordo Érick Amorim, coordenador do escritório da Prefeitura em Brasília, o documento será encaminhado nos próximos dias.




Deixe seu comentário: