Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 14 Mar 2019 15:20 Rede Piauí de Notícias

Prefeito recebe ONG para discutir revisão do Plano Diretor

O Plano visa tornar a cidade mais concentrada e focada nos corredores de transporte público.


O prefeito Firmino Filho, acompanhado do secretário de Planejamento, José João Braga, e de técnicos da SEMPLAN e da Superintendência de Trânsito (STRANS), recebeu no fim da manhã desta quinta-feira (14) representantes da ONG WRI Brasil, especializada em questões de urbanismo. Na oportunidade, foram discutidos alguns pontos da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), que vem sendo acompanhada pela WRI, e também a possibilidade de novas parcerias entre a Prefeitura e a ONG.

Revisão Plano Diretor

 Prefeito recebe ONG para discutir revisão do Plano Diretor.

O processo de revisão do PDOT se estende desde 2017, com a WRI atuando na consultoria e colaborando com ideias testadas e aprovadas em outras cidades do mundo. O principal objetivo do novo plano, que determina regras para a ocupação da cidade, é combater a expansão horizontal de Teresina, tornando a cidade mais concentrada e focada nos corredores de transporte público.

“Viemos para dar continuidade no trabalho de apoio técnico na revisão do Plano Diretor da cidade e discutir alguns pontos. O nosso entendimento é que o plano de Teresina está sendo muito inovador, propondo coisas que poucas cidades no Brasil até agora tiveram a coragem de fazer e que está alinhado com o que tem de mais interessante em termo de desenvolvimento urbano sustentável no mundo. Teresina está propondo um plano diretor que vai promover uma cidade mais compacta e mais conectada, que é uma cidade com mais qualidade de vida e mais eficiência”, afirma Henrique Evers, gerente de Desenvolvimento Urbano da WRI.

“A WRI traz a experiência com urbanização em várias cidades do mundo que enfrentaram desafios que Teresina está enfrentando agora, trazendo também essa concepção contemporânea de construção de cidades sustentáveis e que gerem qualidade de vida para seus habitantes. A minuta deste novo plano está sendo discutida internamente com vários interlocutores da sociedade civil, mas está tendo também essa consultoria da WRI”, completou o prefeito Firmino Filho.

Além da revisão do PDOT, também foram discutidos alguns projetos que estão em andamento ou que estão sendo planejados pela Prefeitura de Teresina, nos quais a WRI pode atuar no auxílio do desenvolvimento destas iniciativas, contribuindo com sua expertise.

“Uma parte dessa visita também é para prospectar novos projetos. A gente sabe que Teresina tem tido várias iniciativas muito interessantes com relação à sustentabilidade e o nosso objetivo é buscar também possíveis oportunidades futuras de colaboração”, ressaltou Henrique.

“A Prefeitura de Teresina busca sempre trabalhar com as melhores ideias disponíveis, por isso utilizamos a competência dos nossos técnicos aliada a essas parcerias com organizações que podem oferecer uma perspectiva mais especializada”, ressaltou o secretário de Planejamento e Coordenação, José João Braga.




Deixe seu comentário: