Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 18 Jul 2018 15:17 Rede Piauí de Notícias

Prefeitura de Teresina planeja plantação de 8 mil novos ipês

A prefeitura planeja a produção de 8 mil mudas de Ipês, nas cores rosa, roxo, amarelo e branco, que devem ser plantados em diversos locais da cidade.


No segundo semestre do ano, uma planta que se destaca em Teresina pelo colorido especial que leva às ruas é o Ipê. Este ano, a Prefeitura de Teresina, por meio da Coordenação de Arborização, planeja a produção de 8 mil mudas de Ipês, nas cores rosa, roxo, amarelo e branco, que devem ser plantados em diversos locais da cidade.

“Nós estamos preparando a produção dessas 8 mil mudas e devemos começar o plantio logo no início do período chuvoso na capital”, afirma Clóvis Júnior, coordenador de arborização da Prefeitura de Teresina.

A Prefeitura também dispõe de mudas de Ipês e outras espécies para distribuição gratuita à população nos viveiros da cidade. Segundo Clóvis, estão à disposição do público Ipês nas cores rosa, roxo e amarelo nos viveiros das zonas Norte e Leste. “As pessoas podem receber até 10 mudas gratuitas de plantas nativas e frutíferas, entre elas, o Ipê”, acrescenta Clóvis Júnior.

Os viveiros funcionam de segunda a sexta, de 7h30 às 11h e para adquirir a muda o interessado deve se dirigir até o local com documento de identidade e comprovante de residência. Na zona Norte, o viveiro fica localizado na Avenida Duque de Caxias, bairro Mocambinho e na zona Leste fica na Avenida Raul Lopes.

O Ipê já pode ser notado em diversas ruas e avenidas de Teresina. No mês passado o roxo começou a aparecer, depois vem o rosa, com floração intensa até agosto e de agosto a novembro aparece mais o amarelo, que é o que mais chama a atenção dos teresinenses.

De acordo com Clóvis, o Ipê demora cerca de 10 anos para atingir a fase adulta e aproximadamente três anos para começar o processo de floração. Também são árvores resistentes e bastante adaptáveis a climas como o de Teresina. “Eles tem uma vida útil bem grande, se aproximando dos 100 anos”, conclui o coordenador de arborização.

ipêFoto: Meio Norte

Com informações de PMT.




Deixe seu comentário: