Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 28 Ago 2017 16:04 Rede Piauí de Notícias

Presidente do TJ-PI, Erivan Lopes, não concorda com críticas feitas ao Judiciário

Erivan Lopes também explicou sobre o trabalho do tribunal em face dessa crise dentro dos presídios do Estado, onde aconteceram recentes motins e rebeliões dos detentos


O Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Erivan Lopes, afirmou na manhã desta segunda-feira (28/08) que não concorda que existe uma crise no poder Judiciário do país. Segundo ele, todos os severos ataques que estão sendo dirigidos ao Poder judiciário são para encobrir o verdadeiro problema no Brasil.

Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Erivan Lopes
Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Erivan Lopes (Foto: Jéssica Kamila/ OitoMeia)

“Eu não acho que tenha crise no Judiciário nacional. O que existe é uma campanha nacional para desmontar o Poder Judiciário. Porque no Poder Judiciário foi mostrada essa força que deu estabilidade a República, foi o ponto de fixação da democracia brasileira. Quando o Brasil precisou do Poder Judiciário ele chegou e se manteve firme com as instituições funcionando e a democracia funcionando. O que há é uma crítica velada daquelas pessoas que querem exatamente diminuir esse papel que o Poder Judiciário tem na República brasileira”, a firmou ele.

A alegação foi feita depois do lançamento do edital de licitação para a contratação da empresa que conduzirá as obras do mais novo prédio do Palácio da Justiça. A nova sede do TJ-PI ficará localizada no bairro São Raimundo, zona Sudeste da capital, e contará com quatro Câmaras para atender as Secretarias Cíveis e Criminais, 22 gabinetes para os desembargadores, Plenário e demais ramos que tem ligação com Presidência.

 Estarão situados no prédio administrativo o Departamento de Engenharia, Setor Médico, Controle Interno, Gestão de Contratos, Secretaria de Administração, Secretaria de Tecnologia, CPPad, Gráfica, Fermojupi, Secretaria de Economia e Finanças, e também outros departamentos. Valor previsto para a construção é em torno de R$ 57 milhões. O desembargador falou que o tempo para o procedimento da licitação ser concluído e começar os trabalhos da obra deve acontecer em 90 dias.

Lançamento do edital de licitação para novo Palácio da Justiça do Piauí
Lançamento do edital de licitação para novo Palácio da Justiça do Piauí (Foto: Jéssica Kamila/OitoMeia)

“Esse complexo vai melhorar muito o acesso, pois hoje nós temos uma situação muito complicada de acesso aqui, não temos estacionamentos suficientes entre outras questões. O prazo de execução da obra previsto no edital é de 30 meses, creio eu que o contrato da licitação deve ser assinado dentro de 90 dias e assinado o contrato a ordem de serviço já sai. Possivelmente no mês de dezembro as obras já devem ser iniciadas”, declarou.

CRISE NOS PRESÍDIOS

Na ocasião Erivan Lopes também explicou sobre o trabalho do tribunal em face dessa crise dentro dos presídios do Estado, onde aconteceram recentes motins e rebeliões dos detentos.

“Nós trabalhamos em sintonia com o monitoramento do sistema carcerário no Piauí, e o poder Judiciário vem dando a sua contribuição primeiro permitindo o deslocamento de presos de uma unidade para outra e segundo agilizando o julgamento dos processos. Então hoje nós estamos baixando o número de presos provisórios e também com a audiência de custódia diminuindo o problema da superlotação. Outro ponto é um programa que nós temos desenvolvido na vara de execuções penais que não permite que nenhum condenado permaneça na cadeia por mais tempo do que o prazo fixado na sentença”, disse ele.

Presidente do TJ-PI lança edital de licitação para novo Palácio da Justiça na segunda
Presidente do TJ-PI lança edital de licitação para novo Palácio da Justiça na segunda. oitomeia
Presidente do TJ-PI lança edital de licitação para novo Palácio da Justiça na segunda
Presidente do TJ-PI lança edital de licitação para novo Palácio da Justiça na segunda. oitomeia
Presidente do TJ-PI lança edital de licitação para novo Palácio da Justiça na segunda
Presidente do TJ-PI lança edital de licitação para novo Palácio da Justiça na segunda. oitomeia
Com informações de OitoMeia



Deixe seu comentário: