Pedro H. Santiago EDITOR CHEFE (86) 98882-0261
Anderson Soares COMERCIAL (86) 99965-4448
WhatsApp CONTATO/SUGESTÕES (86) 99860-1464
Educação Por: Thiago Andrade Repórter 12 Abr 2018 09:15 Rede Piauí de Notícias

Presidente Temer aprova criação de nova Universidade no Piauí

A instituição de ensino será criada por meio do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI)


A Universidade Federal do Delta do Parnaíba será uma grande realidade. O presidente da República, Michel Temer, aprovou a lei que cria uma nova universidade na última quarta-feira(11) no Palácio do Planalto, Brasília.

A instituição de ensino será criada por meio do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a transformação do Campus de Parnaíba da UFPI em Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

No ato, o presidente também sancionou a Universidade do Agreste para o PernambucoNo ato, o presidente também sancionou a Universidade do Agreste para o Pernambuco. (Foto:Cidade Verde)

Os senadores Ciro Nogueira (Progressistas), Elmano Férrer (Podemos), os deputados federais Paes Landim (PTB), Júlio César (PSD), Heráclito Fortes (DEM) e Átila Lira (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, marcaram presença da solenidade. Ciro destacou a relevância da nova universidade para o estado.

“A criação da universidade será de grande valor na redução das desigualdades regionais do Piauí e vai ajudar no desenvolvimento ainda maior de uma região tão importante como a de Parnaíba”, falou o senador, que ainda cumprimentou o deputado Paes Landim, pela dedicação do mesmo em assegurar a aprovação da proposta.

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) será a segunda Universidade Federal criada no estado do Piauí, as atividades da instituição serão realizadas em uma área muito ampla que abrange as Mesorregiões próximas à cidade de Parnaíba: a Mesorregião Norte do Piauí, a Mesorregião Noroeste do Ceará, a Mesorregião Norte e Leste do Maranhão, abrangendo cerca de 2.475.135 habitantes, de acordo com dados do IBGE.

Em sua fala, Michel Temer destacou a importância do ensino superior sendo criada em regiões mais “vulneráveis”.

“As duas universidades aqui, e outras que também foram criadas, estão a revelar também a preocupação com o ensino superior. E ensino superior que não vai destinar-se apenas aos mais, digamos assim, mais bem aquinhoados pela sorte, pela fortuna, pelo dinheiro, mas também para os mais pobres, para os mais vulneráveis. (...) Eu suponho que, lá no agreste e lá no Vale do Parnaíba, certa e seguramente, muita gente vai poder entrar nesta área. (...) De modo que eu quero comemorar com os amigos aqui, do Piauí, com os amigos de Pernambuco, este momento”, afirmou.



Deixe seu comentário:





Tocando Agora:Rede Piauí de Notícias