Polícia Por: Thiago Andrade Repórter 05 Dez 2017 16:22 Rede Piauí de Notícias

Preso escapa de presídio em Parnaíba

O detento foi condenado por furto, e estava numa cela situada na ala 2 da unidade


Um detento identificado como Wanderson Silva Ferreira escapou da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, na cidade de Parnaíba. De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), não se sabe precisamente o horário em que o preso fugiu, porém segundo informações o fato deve ter ocorrido na madrugada. O detento foi condenado por furto, e estava numa cela situada na ala 2 da unidade.

O presidente do Sinpoljuspi, José Roberto Pereira, confirma que a fuga foi facilitada porque tinha somente um cadeado no portão da cela, o adequado seria ter três cadeados. "O preso forçou a parte de baixo e conseguiu passar entre o chão e a grade. Outros dois estavam no local, e se quisessem também teriam escapado", declara o sindicalista.

A Penitenciária de Parnaíba tem condições para abrigar 157 presos, mas na realidade tem cerca de 530 detentos. "É uma situação complicada, porque, além de ser superlotada, essa unidade não tem estrutura adequada para funcionar como presídio. O prédio era um mercado público e foi adaptado para se tornar uma penitenciária. Para se ter uma idéia, as paredes são de tijolos, o que deixa o presídio completamente exposto a esse tipo de ocorrência. Mas é importante ressaltar que o sistema prisional do Piauí sofre por conta de três problemas principais. Além da falta de estrutura e da superlotação, há ainda o baixo efetivo de servidores", declara José Roberto Pereira.

Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em ParnaíbaPenitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba  (Foto: Google Maps)

No mês passado, o Sinpoljuspi enviou um ofício ao Governo do Estado solicitando medidas com a finalidade de reforçar a segurança nos presídios neste final de ano, período em que, historicamente, há uma elevação na quantidade de fugas. "Se o Estado não tomar as providências que cabe a ele tomar, o resultado de todo esse descaso não pode ser imputado ao servidor, de forma alguma", pontua José Roberto Pereira.

No oficio, o sindicato pede que o Governo chame para o curso de formação os 316 candidatos aprovados no concurso para o cargo de agente penitenciário realizado pela Secretaria de Justiça. Até o momento, foram confirmados no curso somente 75 classificados.

A Penitenciária de Parnaíba informou que está "em procedimento de buscas, com apoio dos órgãos de segurança pública e prisional", para encontrar o fugitivo.




Deixe seu comentário: