Geral Por: Ryan Andrade Repórter 18 Jun 2018 11:51 Rede Piauí de Notícias

PRF descobre garimpo ilegal de pedras preciosas em Gilbués

Entre as pedras encontradas estavam esmeraldas, cristais de quartzo e ametista.


--------------------

Quer morar em apartamento com 3 quartos na zona leste de Teresina e pagar apenas R$ 580,00 por mês através do Plano Certo garantido pela Caixa? Conheça o HIBISCO. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente e receba atendimento especializado.

--------------------

Uma operação realizada através de uma ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar) e Secretaria de Fazenda (Sefaz) conseguiram localizar um garimpo clandestino de exploração de diamante no município de Gilbués, Sul do Piauí. 

PEDRAS
Esmeraldas, ametista e quartzo (Foto: PRF/Divulgação)

As apreensões aconteceram na última sexta-feira (15), mas só foram divulgadas nesta segunda-feira (18). Com o grupo, foram encontradas diversas pedras preciosas. As sete pessoas foram conduzidas para uma delegacia de Polícia Civil do município.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a operação foi deflagrada depois de fiscalizações realizadas pela Semar (Secretaria de Meio Ambiente), no riacho Marmelada (zona rural de Gilbués), onde foi constatada a presença de garimpeiros fazendo extração ilegal das pedras. 

PEDRAS
Riacho Marmelada em Gilbués (Foto: Divulgação/PRF)

O delegado João José, da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo (DECCOTERC) explica por que as atividades dos garimpeiros são consideradas ilegais: "A exploração era clandestina porque não tinha autorização da União e também não tinha uma licença da secretaria de meio ambiente", esclarece. 

De acordo com a PRF, as sete pessoas pertenciam a outros estados e estavam praticando a atividade ilícita no local. Com elas, foram apreendidas várias pedras preciosas. "Foram detidas pessoas do Pernambuco, Minas Gerais, não tinha ninguém do Piauí", informou o fiscal da Semar, Renato Nogueira.

Entre as pedras encontradas estavam esmeraldas, cristais de quartzo e ametista. Ainda de acordo com Nogueira, a intenção dos garimpeiros era encontrar diamantes, que não foram encontrados por eles. 

Com informações do G1




Deixe seu comentário: