Cultura Por: Ryan Andrade Repórter 01 Jun 2018 10:07 Rede Piauí de Notícias

Procissão de Santo Antônio reúne milhares de fiéis em Campo Maior

Festa segue até o dia 13 de junho, data em que a Igreja comemora o dia de Santo Antônio.


Milhares de pessoas lotaram as ruas de Campo Maior, nesta quinta-feira (31), para acompanhar a procissão de abertura da festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O cortejo, com a imagem e a bandeira do santo, saiu do Colégio Patronato Nossa Senhora de Lourdes em direção à Catedral, onde houve o hasteamento do mastro de Santo Antônio e queima de fogos.

fsa1

A festa de Santo Antônio, em Campo Maior, tem mais de 3 séculos de história e é uma das principais manifestações em homenagem ao santo casamenteiro na Região Nordeste do Brasil.

fsa2

Aproximadamente 20 mil pessoas participaram da caminhada que contou com a presença de autoridades políticas e religiosas como o prefeito de Campo Maior, Ribamar Carvalho; a primeira dama, Nilzana Gomes; a vice-prefeita, Dra. Liége; os deputados estaduais Antônio Félix e Aluísio Martins, vereadores do município e prefeitos da Região dos Carnaubais.

fsa3

O tema da edição 2018 do festejo de Santo Antônio é “Com Santo Antônio, construindo uma cultura de paz para superar a violência”. O bispo da Diocese de Campo Maior, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, decretou oficialmente abertas as solenidades alusivas ao padroeiro:  “Que se consolide, definitivamente, o reino de Deus, a promessa de Jesus que é a superação da violência e, de fato, que resplandeça a face de Cristo para nós, o amor”, disse o religioso.

fsa4

A programação conta com a celebração de missas diárias às 6h e às 8h30, terço de Santo Antônio às 19h e novena às 19h30. Além da parte religiosa, os turistas e visitantes podem contar também com apresentações musicais, quadrilhas juninas e o melhor da culinária regional em uma das diversas barracas no entorno da Praça Bona Primo.

fsa5

A festa do padroeiro de Campo Maior segue até o dia 13 de junho, data em que a Igreja Católica celebra o dia de Santo Antônio.

Fotos: Diocese de Campo Maior




Deixe seu comentário: