Tecnologia e Inovação Por: Redação Rede Piauí Repórter 30 Ago 2017 16:06 Rede Piauí de Notícias

Programa Mobieduca.me concorre a prêmio e-Gov

A premiação é promovida anualmente e tem como objetivos reconhecer e promover o progresso de projetos e soluções de governo eletrônico


O programa Mobieduca.me, que esta sendo utilizado  pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para o monitoramento da freqüência escolar, está classificada entre os 12 projetos finalistas para competir ao prêmio nacional e-Gov, iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.


A premiação é promovida anualmente e tem como objetivos reconhecer e promover o progresso de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, bem como dar publicidade as atividades que, usando das Tecnologias da Informação e da Comunicação, modernizam e atualizam a gestão pública para benefício do cidadão brasileiro.

Os vencedores do 16º Prêmio E-Gov serão conhecidos durante a 45ª edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop), que será realizada de 13 a 15 de setembro de 2017, em Porto de Galinhas - PE.

Na opinião da diretora da Unidade de Gestão e Inspeção (Ugie), Ana Rejane Barros, o reconhecimento é merecido, pois o Mobieduca.me esta contribuindo para a redução dos índices de evasão escolar de forma admirável. "A experiência com o Mobieduca.me garantiu à Seduc uma redução de 75% na evasão escolar nas escolas em que estava funcionando, o que faz do sistema um aliado da escola e dos pais no que se refere à garantia da permanência dos alunos em sala de aula", afirma Ana Rejane.

secretaria da educação
 Mobieduca.me esta contribuindo para a redução dos índices de evasão escolar Foto: Ascom

O Programa Incorporando consultoria tecnológica e pedagógica de acompanhamento escolar, o sistema Mobieduca.me traz enormes melhorias para a educação no Estado, diminuindo o abandono escolar e o bullying.

Até 2016, a tecnologia estava sendo usada em 127 unidades escolar. No começo deste ano de 2017, mais de 335 escolas usam este benefício. Segundo a secretária da Educação, Rejane Dias, até o final do ano, mais de 150 mil alunos estarão equipados com essa tecnologia em todo Estado.

"O Mobieduca.me é uma ferramenta fundamental para a gestão escolar, tanto que nas escolas que a possuem, houve a diminuição de 75% de evasão dos alunos. Outro ponto de destaque é a integração entre escola, família e comunidade, a queda na infrequência de professores e gestores, entre tantos outros benefícios", declara a secretária Rejane Dias.


Alguns elementos de sucesso do Mobieduca.me estão ligados ao menor custo de manutenção dos equipamentos e serviços; a utilização de infraestrutura existente na escola, sem necessidade de reformas ou adaptações e a utilização de recursos humanos existentes na escola, com necessidades de treinamento mínimo.

secretaria da educação
A identificação com código de barras faz parte do software Mobieduca.me  Foto: Ascom

Mobieduca.me Seduc

A identificação com código de barras faz parte do software Mobieduca.me que, ao saber da ausência do aluno na escola, comunica instantaneamente aos pais, por meio de mensagens em seus telefones celulares, que ele não está presente nas aulas . O programa também é usado para comunicação de reuniões e informações sobre o modo de como o aluno si comporta dentro da escola.

"No caso de ausência desse estudante, os pais ficam sabendo imediatamente para que possam tomar providências, seja avisando à escola em caso de falta justificada ou questionando do aluno o porquê da falta. Com esse sistema, não existem mais pais ou responsáveis alheios ao que acontece na escola", esclarece a secretária Rejane.

A estudante Joyce Mayara, aluna do segundo ano do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Raldir Cavalcante Bastos, diz que o software é bom porque ajuda os pais no acompanhamento do desempenho escolar dos filhos.

"Existem muitos casos em que os alunos saem de casa dizendo que vêm pra escola e não entram. Agora os pais vão saber que não estão nas salas de aulas, que não chegaram à escola. Isso ajuda até a diminuir a violência porque vai evitar que esses jovens deixem de freqüentar a escola para ficar à mercê das drogas, por exemplo", acredita Joyce.

Rejane dias
A experiência com o Mobieduca.me garantiu à Seduc uma redução de 75% na evasão escolar afirma Rejane dias Foto: Ascom

 

Redação RPiauí



Deixe seu comentário: