Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 12 Set 2017 16:12 Rede Piauí de Notícias

Projeto de lei para proibir venda de refrigerantes nas escolas do Piauí

Consumo de refrigerantes sem limite aumenta índices de obesidade nas crianças.


Nessa segunda-feira (11), o Deputado Luciano Nunes (PSDB) apresentou o projeto de Lei que proíbe a venda de refrigerantes nas escolas de Educação básica públicas e privadas de todo o Piauí. A proposta começa a tramitar na Assembleia Legislativa do Estado.

O parlamentar justifica sua proposta como forma de ajudar no combate à obesidade infantil.O mesmo ocorre quando uma criança está acima do peso normal para sua idade e altura. De acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que deveria.

crianças consomem referigerntes
O consumo de refrigerantes pode contribuir para a obesidade infantil, especialmente entre crianças até os 5 anos de idade.

"Um dos grandes vilões da obesidade infantil é o consumo indiscriminado de alimentos de alto teor energético e pouco nutritivos", argumenta Nunes, na justificativa do projeto apresentado na Alepi.

Vale mencionar ainda que, além dos glicosídeos, os refrigerantes contêm conservantes, acidulantes e aromatizantes, entre demais aditivos que, associados a outros alimentos com conservantes, como salgadinhos, bolachas recheadas, macarrão instantâneo, etc, podem sobrecarregar o organismo de toxinas e prejudicar seu funcionamento.

Crianças pequenas e em idade pré-escolar são as mais vulneráveis ao risco de obesidade infantil ligado ao consumo de refrigerantes. Isso porque ainda estão em processo de adaptação do paladar, ou seja, entre uma maçã e um copo de soda, optarão sempre pelo mais dulcificado, o que não é nada bom ao suspeitar-se que os doces, incluindo o refrigerante, podem ser altamente viciantes. explica profissional.

Os sistemas de ensino deverão estabelecer as normas e procedimentos para o cumprimento desta Lei no âmbito de suas respectivas redes de ensino.O projeto de Lei foi lido ontem em plenário na sessão ordinária e agora segue para tramitação nas Comissões Técnicas da Alepi.

*Com informações REDAÇÃO R/PIAUÍ




Deixe seu comentário: