Tecnologia e Inovação Por: Pedro H. Santiago Repórter 28 Nov 2017 18:48 Rede Piauí de Notícias

Projeto do Governo Federal pode desempregar 83 mil pessoas do setor de TIC

O setor é um dos poucos que se destacam em um momento de crise


Na última quinta-feira, 23, estiveram reunidos em Brasília, os órgãos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para discutir na 140º Reunião Ordinária do Conselho de Associadas da ABEP (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC) para reforçar a campanha de evitar que o Governo Federal aprove o projeto de reoneração da folha de pagamento do setor, de 4,5% para 20%.

O diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí, Avelyno Medeiros, participou do encontro em Brasília, e confirmou que vai endossar a campanha para que o projeto não seja aprovado. Medeiros, prometeu ainda que vai procurar o líder da bancada federal do Piauí para solicitar apoio ao projeto que mantém a desoneração para as empresas de TIC.

PROJETO DE ONERAÇÃO

Para o diretor geral da ATI, as empresas piauienses possuem uma vocação para o setor de Tecnologia da Informação e investindo recursos que possuem resultados positivos para o Estado.

“O governador Wellington Dias acredita nas empresas de tecnologia do nosso estado que contribuem e poderão contribuir muito mais em um futuro próximo para o crescimento da economia estadual num segmento que poderá colocar o Piauí como destaque no Brasil”, afirmou.

O governador esclareceu o posicionamento em relação ao projeto no Encontro Anual das Câmaras Setoriais do Piauí. “Vamos atuar junto à bancada federal no sentido da não aprovação, há um compromisso firmado mais atrás para que o Brasil ganhasse competitividade nessa área, da parte do estado temos o compromisso de também não alterar, e eu acredito que sim, que vamos ter o apoio e respaldo da bancada federal na Câmara e no Senado”, disse o Wellington Dias.

Anderson Soares, presidente da Câmara Setorial de T.I. do estado, também comentou o caso. “Com essa tributação aumentando novamente, [isso] vai terminar influenciando em várias cadeias produtivas na qual a TI é trasnversal, que dependem da tecnologia da informação como meio, então vamos fazer esse diálogo com o governador já que temos acesso direto através da câmara setorial, buscando sensibilizar ele para conversar com a bancada federal do Piauí, os pleitos que a câmara setorial tem solicitado ao governador ele tem procurado atender na medida do possível”, explicou Soares.

Anderson soares

Os deputados federais Josué Carlos Araújo (BA) e Odorico Monteiro (CE), estão articulando no Congresso Nacional para que o projeto não seja aprovada.

ENTENDA O CASO

A desoneração pode ser suspensa se caso haja aprovação do projeto pautado pelo Governo Federal. A desoneração ajuda no crescimento da área de Tecnologia da Informação causa um impacto positivo na cadeia produtiva nacional.

A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM ) apresentou na 140º Reunião Ordinária do Conselho de Associadas da ABEP, apontou que mesmo com a crise econômica o setor tecnológico é um dos poucos setores a apresentar resultados positivos.

Se a proposta do Governo Federal for aprovada, cerca de 83 mil pessoas poderão ficar desempregadas.




Deixe seu comentário: