Geral Por: Victória Ribeiro Repórter 03 Out 2017 15:19 Rede Piauí de Notícias

Redação agora é obrigatória em concursos no Piauí

Projeto de Lei foi sancionado pelo Governador e visa coibir fraudes nos certames


O governo Wellington Dias sancionou um projeto de lei que determina medidas para evitar fraudes que ocorrem durante os certames. Redação passou a ser quesito obrigatório para concursos públicos realizados no Estado do Piauí. A decisão ocorreu após vários casos de concursos do estado anulado por motivos de fraude.

A decisão determina que o candidato não poderá sair da sala de aplicação de provas antes de 70% do prazo final. Para quem já foi condenado e apenado, mesmo que esteja autorizado a participar do certame por meio de despacho judicial, terá que realizar a prova em sala provida de câmeras filmadoras e de demais medidas protetivas para o sigilo das provas.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado na ultima quarta-feira (27)
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado no ultimo dia 27. (Imagem da internet)

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado . Na lei também foi acrescentada exigências a todos os concursos públicos realizados no Estado, seja na administração direta ou indireta, autarquias ou fundações públicas, para preenchimento de quaisquer cargos públicos efetivos ou provisórios.

De acordo com o deputado João de Deus, essa pratica vem contaminando o processo seletivo, que ainda hoje é um dos mais justos para o ingresso de pessoas ao serviço público. O projeto irá dificultar a possibilidade de fraudes e ocorreu após vários casos serem identificados, os quais funcionavam de forma parecida em que um especialista responde a prova e anota o gabarito para repassar as respostas aos demais candidatos. Os candidatos que recebiam as respostas sempre tinham acesso a um celular no local da prova.




Deixe seu comentário: