Economia Por: Pedro H. Santiago Repórter 03 Jun 2018 00:18 Rede Piauí de Notícias

Quanto vale a pena ter um veículo a diesel?

É preciso avaliar bem se o custo-benefício em relação aos veículos flex ou a gasolina são vantajosos


A grande manifestação dos caminhoneiros, que deixou o país praticamente paralisado, fez muita gente se perguntar o quanto vale ter um veículo movido à diesel?

Em 1970, os carros de passeios a diesel ficaram proibidos de de serem produzidos no Brasil, justamente por conta da crise do petróleo. Mas a restrição continuou porque, os argumentos de que o diesel é mais danoso à natureza.

Em 1976, houve uma restrição por parte do Ministério da Indústria e do Comércio, na época, de que os veículos automotores comerciais leves e pesados poderiam ser movidos à diesel.

Mas os veículos com motor a diesel são mais indicados para percorrer longas distâncias. Nesse sentido, pode não compensar ter um veículo, que necessita de um custo elevado de manutenção, e ainda se torna menos viável quando comparado aos veículos movidos a gasolina e que são flex.

O Governo determinou regras em que os veículos automotores movidos a diesel precisam atender a critérios como:  ter capacidade de carga de uma tonelada e/ou tração 4×4 com a relação das marchas  muito mais curta para permitir que o veículo passe por obstáculos com mais facilidade.

Segundo números divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, mostra que os veículos movidos a diesel representavam apenas 9,9% no país, em 2017, diferente dos veículos a gasolina que representavam 26,5% e os veículos flex que representam 62,7%.

Como a procura por esse tipo de veículo é baixo, o preço fica sempre lá em cima se comparado com carros flex ou de gasolina.

Para quem se interessa em adquirir esse tipo de veículo, é preciso que o possível comprador avalie quantos quilômetros ele consegue percorrer por litro de combustível.




Deixe seu comentário: