Saúde Por: Pedro H. Santiago Repórter 26 Abr 2018 07:23 Rede Piauí de Notícias

Quem pode tomar a vacina da gripe? Saiba se você faz parte do grupo de risco

Quem toma a vacina está imune aos tipos de gripes mais comuns que circulam neste período


A campanha de vacinação contra o vírus da gripe começou na última segunda-feira (23) para pessoas que estão mais vulneráveis a adquirir a doença. No caso dos idosos, por exemplo, a contaminação por parte do vírus se torna um potencial maior, que pode levar até mesmo à insuficiência respiratória.

Um dos sintomas que a influenza A (ou H1N1) traz é a manifestação de febre alta, o que a difere de uma gripe comum. Por conta disso, quem toma a vacina está imune aos tipos de gripes mais comuns que circulam neste período. Por isso, as mulheres gestantes também podem se vacinar gratuitamente para proteger a elas e seus bebês conta o influenza vírus. Porém, para as pessoas que não se encontram na faixa de risco (confira abaixo), a vacina contra a gripe não está disponível gratuitamente. Neste caso, apenas pagando por uma dose, que tem o preço médio de R$ 130, as pessoas podem também se imunizar.

- Quem deve tomar a vacina?

Não há contraindicação para quem desejar tomar a vacina, mesmo quem tenha feito transplante, tenha pressão alta, diabetes e até outras condições, inclusive quem tem alergia a ovo, pode tomar a vacina. 

- Mas e quem não pode?

Pessoas que tem alergia grave aos componentes da vacina não devem tomar a vacina. Quais as reações? As reações são causadas pelo próprio organismo que está criando imunologia contra o vírus, mas o que pode acontecer é da pessoa vacinada sentir dor na região em que a vacina foi aplicada.

- Mas já me falaram que dá febre! É verdade?

Pode acontecer da pessoa que recebeu a vacina ter um pouquinho de febre e até um mal-estar, mas além disso ser em excetos casos, mostra que o sistema imunológico está agindo. Ainda dentro desses casos de exceção, pode haver reações alérgicas como: a vermelhidão na pele, lábios inchados e a língua mais grossa.

- Onde e quem pode tomar a vacina gratuitamente?

A vacina está disponível somente para pessoas em situação de maior vulnerabilidade e postos de saúde, hospitais públicos de bairro estão disponibilizando a vacina. O grupo a qual corresponde maior fator de risco é composto por: Crianças de 6 meses a 5 anos de idade; Gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias; Idosos; Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade; Portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo) que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita; aqueles que não têm cadastro, devem apresentar prescrição médica para acesso ao imunizante.




Deixe seu comentário: