Educação Por: Redação Rede Piauí Repórter 13 Nov 2018 13:13 Rede Piauí de Notícias

Resultados do Encceja 2018 já estão disponíveis

No Piauí, 11.516 pessoas se inscreveram para tentar a certificação.


Os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), referentes ao Ensino Médio, já podem ser acessados pela Página do Participante. As notas foram disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na segunda-feira (12), e podem ser acessadas após o participante informar CPF e senha.

O Encceja Nacional Regular teve 1.695.607 inscritos e foi aplicado no dia 5 de agosto. Dos inscritos para o Ensino Médio, 578.865 fizeram as provas e 36% obtiveram a certificação completa nas quatro áreas de conhecimento. No Encceja 2018, dos participantes que tentaram a certificação do Ensino Médio, 91% obteve a nota mínima em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 81,1% em Ciências Humanas e suas Tecnologias; 67,3% em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e 59,6% em Matemática e suas Tecnologias.

No Piauí, 11.516 pessoas se inscreveram para tentar a certificação. "Quem obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação deve se dirigir à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para solicitar a certificação", explica a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (Ueja), Conceição Andrade. Ela também explica que aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar a secretaria para solicitar a declaração parcial de proficiência.

"Com essa declaração, eles ficam liberados de fazer as provas da mesma área de conhecimento em futuras edições do Encceja. Ou, em caso de completarem as quatro áreas, podem solicitar o certificado", diz Conceição.

Os certificados serão entregues somente nas Gerências Regionais de Educação (GREs) de Floriano, Picos, Parnaíba e na 4ª GRE de Teresina, na Supervisão de Vida Escolar.

Os resultados do Ensino Fundamental serão liberados a partir de 10 de dezembro. As notas das outras três aplicações - Encceja Nacional PPL, Encceja Exterior e Encceja Exterior PPL, bem como de quem participou da reaplicação, serão divulgadas posteriormente.

Criado em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada, o exame voltou a certificar o Ensino Médio em 2017. O Encceja é aplicado pelo Inep, mas a emissão dos documentos certificadores (certificado e declaração de proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais da Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmaram Termo de Adesão ao Encceja.

Acesse a página do participante para conferir o resultado.

enccejaResultados do Encceja 2018 já estão disponíveis (Divulgação)



Deixe seu comentário: