Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 15 Set 2017 11:40 Rede Piauí de Notícias

Sábado (16) acontece o dia D de multivacinação

Desde o dia 11 desse mês acontece em todo o Brasil, serão 28 salas disponíveis nas unidades básicas de saúde


Acontece nesse sábado (16), a abertura oficial da Campanha Nacional de Multivacinação na UBS Antônio Carlos Costa, no bairro Cristo Rei, a partir das 8h para Atualização de Caderneta de Vacinação. Desde o dia 11 desse mês acontece em todo o Brasil, serão 28 salas disponíveis nas unidades básicas de saúde para atender toda a demanda.

A campanha tem como objetivo regularizar a caderneta de vacinação de pessoas com a faixa etária de até 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), meta a ser atingida até o final da campanha que segue até o dia 22 de setembro onde se espera que todos ou a maioria sejam imunizados.

Campanha vacina
Dia D campanha multivacinação. Reprodução: Google

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, fala da importância das vacinas para as crianças e de todos em geral, para não relaxarem pois doenças que já foram extintas podem retornar ou mesmo ter mudanças no seu comportamento epidemiológico, passando a acometer também adolescentes e adultos jovens. Ela cita o exemplo que aconteceu no final de agosto, um surto recente de difteria que está havendo na Venezuela uma criança na fronteira com Roraima foi vítima da doença, fato curioso por que há mais de duas décadas não registrado casos na América.

 “Isso porque quando existem crianças nas mesmas microáreas que não estão devidamente vacinadas, o risco se dá com maior frequência e a possibilidade aumenta”. Conta Amariles Borba.

Ela reforça, Amariles Borba, juntamente com Fundação Municipal de Saúde (FMS), para os pais não esquecerem de verificar o cartão de vacina de seus filhos e também conferir se ainda falta tomar alguma, pedir informações na sala de vacina para esclarecer suas dúvidas de como proceder no momento.

*Com informações: Redação R/Piauí




Deixe seu comentário: