Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 12 Jun 2018 10:28 Rede Piauí de Notícias

Saiba por que o dia 12 de junho foi escolhido para comemorar o dia dos namorados

Data tem motivação comercial e religiosa.


Você sabe por que o dia dos namorados, no Brasil, é comemorado no dia 12 de junho? Nos Estados Unidos e na Europa o "Valentine's Day" (ou Dia de São Valentim) é comemorado no dia 14 de fevereiro.

A ideia de estabelecer o dia 12 de junho como dia dos namorados partiu do pai do ex-prefeito de São Paulo, João Doria Jr. O publicitário João Doria, que é proprietário da agência Standart Propaganda, escolheu a data com a intenção de aquecer as vendas no mês de junho que costumavam ser bem fracas.

dia dos namorados

O dia 12 também tem uma simbolgia importante porque é véspera do dia de Santo Antônio, festejado pela Igreja Católica no dia 13 de junho, conhecido popularmente por ser o "santo casamenteiro". 

Foi aí que foi criada a primeira propaganda que instituiria a data no país. "Não é só com beijos que se prova o amor!", dizia um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro. "Não se esqueçam: amor com amor se paga", afirmava outro. A propaganda foi julgada a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda à época.

A data é considerada como a terceira melhor para o comércio brasileiro, atrás somente do Natal (25 de dezembro) e do Dia das Mães (segundo domingo de maio). 

Com informações da BBC Brasil




Deixe seu comentário: