Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 21 Jun 2018 15:34 Rede Piauí de Notícias

Saiba quais são os 10 municípios do Piauí que têm mais eleitores que habitantes

Em todo o Nordeste, de acordo com a CNM, em 52 cidades há mais eleitores que habitantes.


Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelou que o Piauí possui dez cidades com mais eleitores do que habitantes. São elas: Nazária, Novo Santo Antônio, Aroeiras do Itaim, Jatobá do Piauí, São Félix do Piauí, Coivaras, Pau D'Arco do Piauí, Sebastião Barros, Bocaina e Miguel Leão.

Dos municípios piauienses a maior diferença foi registrada em Nazária, que possui 8.425 habitantes e 10.168 eleitores.

tse

Em todo o Nordeste, de acordo com a CNM, em 52 cidades há mais eleitores que habitantes. O Rio Grande do Norte lidera a lista do estados que possuem mais eleitores que habitantes com 16 municípios seguido da Paraiba com 12.

Segundo o estudo, a explicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as difrenças entre eleitores e habitantes consiste na distinção entre domicílio eleitoral e domicílio civil. Enquanto o chamado domicílio civil é mais restrito por limitar-se à residência na qual se anseia permanência definitiva, o domicílio eleitoral é aplicado de forma mais flexível, abarcando a localidade na qual o eleitor comprova residência acrescida de envolvimentos afetivos, familiares e sociais. Dessa forma, é possível o cidadão morar em uma cidade e votar em outra, sem que isso se configure fraude. 

Com informações do Cidade Verde




Deixe seu comentário: