Piauí Por: Ryan Andrade Repórter 21 Mai 2018 09:08 Rede Piauí de Notícias

Seca: 33 municípios estão em situação de emergência no Piauí

As chuvas não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios do estado


Um decreto publicado no Diário Oficial do Estado, na última quinta-feira (17), colocou 33 municípios do semiárido piauiense em situação de emergência por causa da seca. A vigência do decreto é de 180 dias. 

Mesmo tendo chovido bastante, as preciptações não foram suficientes para driblar as consequências da seca em algumas regiões, principalmente, nos territórios do Parque Nacional Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Guaribas, Vale do Piauí e Vale do Itaueira. 

seca
Seca prejudica safra agrícola e compromete o abastecimento de sertanajos, no interiod do Piauí. (Foto: Cidade Verde)

No documento, o governador Wellington Dias levou em consideração a irregularidade na distribuição de chuvas sobre o estado para decretar situação de emergência com base em informações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Um levantamento divulgado pelo Instituto revelou que os municípios que fazem parte das regiões afetadas não apresentaram uma safra agrícola satisfatória para os produtores. 

De acordo com o documento, as chuvas não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios do estado, o que ocasionou colapso de atendimento a estes municípios. 

Veja a lista de municípios que decretaram estado de emergência por conta da seca

Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Anísio de Abreu, Avelino Lopes, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bonfim do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Alegre do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Francisco Santos, Fronteiras, Guaribas, Jacobina do Piauí, Jaicós, Jerumenha, Lagoa do Barro do Piauí, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Nova Santa Rita, Padre Marcos, Pio IX, São Braz do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Luís do Piauí e Várzea Branca.




Deixe seu comentário: