Polícia Por: Thiago Andrade Repórter 01 Nov 2017 17:48 Rede Piauí de Notícias

Anuário de Segurança: Piauí tem os maiores índices de feminicídios do Brasil

O feminicídio é uma qualificadora do homicídio, incluída no código penal


O Estado do Piauí está entre os estados com a maior taxa de feminicídios de todo o Brasil, de acordo com o 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nessa segunda-feira (30), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo a pesquisa, que fez um comparativo de dados de 2015 e 2016, do conjunto de mulheres mortas no Piauí no ano passado, 57,4% foram vítimas de feminicídio, que é a morte pela condição do sexo feminino.

O estudo levantou somente dados de 2016 relacionados aos feminicídios. Quanto ao total de homicídios contra mulheres, ocorreu uma diminuição de 2015 para 2016. De 67, o número baixou para 54. Entretanto, o Piauí está no topo de mortes pela condição do sexo feminino. Enquanto a taxa no estado passa os 54%, no Brasil é de 11,4%.

Núcleo de Feminicídio em Teresina investiga os casos no Piauí
Núcleo de Feminicídio em Teresina investiga os casos no Piauí (Foto: Beto Marques/G1)

Entre todos os estados, existem 10 que não possuem registros sobre feminicídios. Dos que informaram, na segunda posição fica Alagoas, com um índice de 37,2%. Já aquele com menor taxa está o Rio de Janeiro. Do total de crimes contra mulheres, que vitimaram 430, 16 foram vítimas de feminicídio no ano passado.

Feminicídio

O feminicídio é uma qualificadora do homicídio, incluída no código penal em 2015, que leva em conta as condições em que a morte aconteceu. O crime é classificado como feminicídio quando acontece pela condição do sexo feminino, havendo violência doméstica ou familiar ou ainda menosprezo ou discriminação à condição da mulher.

O ultimo caso de feminicídio que ocorreu no estado foi o desaparecimento de uma estudante de Direito que dias depois foi encontrada morta.




Deixe seu comentário: