Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 24 Nov 2017 10:53 Rede Piauí de Notícias

Segurança Pública: alto índice de violência, como mudar essa realidade?

Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres


Você já parou pra pensar de onde vem tanta violência? O que leva o ser humano a agredir sua própria raça, etnia e gênero? Pesquisas apontam que a violência só cresce em todos os cantos da sociedade. Segundo o mapa da violência só no Piauí foram registradas mais de 5.000 mortes em dez anos, um crescimento de 76,6%.

Onde está o erro? Está nas pessoas que não sabem mais o que é o amor? Está na falta de oportunidades que o país ou o estado oferece? Ou está na falha humana em não propagar o bem?

É preciso parar de fingir que esses casos que ganham manchetes não sejam discutidos ou não sejam importantes, pois não é “comigo”, na minha casa, na minha família, e tudo volta ao normal. Enquanto isso mulheres, crianças, jovens e idosos continuam sendo agredidos e abusados a todo instante, e os agressores saindo praticamente impunes.


Mapa da violência de 2015 a 2005

Dentre os vários tipos de violência destaca-se a física com taxa de 48,7%:

Mapa tipo de violência de 2015 a 2005

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí adere à campanha mundial "16 dias de Ativismo" com o lema: 'Não deixar ninguém para trás – acabar com a violência contra mulheres e meninas", que tem como objetivo promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A adesão acontece nesta sexta (24), às 07 horas na Sede da SSP-PI com as presenças do Secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu; a Diretora de Gestão Interna da SSP, Delegada Eugênia Villa; o Comandante Geral da PMPI, Cel Carlos Augusto; o Delegado Geral, Riedel Batista e o Diretor Técnico da ATI – Agência de Tecnologia e Informação, David Amaral Avelino.

O período escolhido para a Campanha é bastante simbólico, já que se inicia no dia 25 de novembro, declarado como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, e finaliza no dia 10 de dezembro, dia Internacional dos Direitos Humanos. Desta forma, é feita uma vinculação entre a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos.

Caravana Salve Maria

Entre os dias 28 de novembro a 20 de dezembro, a Secretaria de Segurança Pública em parceria com a ATI, vai desenvolver atividades de capacitação dos profissionais da segurança pública e difusão do Aplicativo Salve Maria junto a comunidade em oito cidades, dentre os Territórios de Desenvolvimento do Estado. Iniciando em Castelo do Piauí, no próximo dia 28, a Caravana vai também as cidades Altos, Piripiri, Pedro II, União, Parnaíba, Campo Maior e Esperantina.

As atividades consistem em capacitar os profissionais da segurança pública e a rede de atendimento na prevenção e investigação de crimes contra mulheres na perspectiva de gênero; Capacitar os policiais civis e militares a operar e monitorar o App Salve Maria; e Difundir o aplicativo para a comunidade.

A Campanha

Em 1991, mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres -Center for Women’s Global Leadership - CWGL, iniciaram a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Desde sua primeira edição, mais 160 países aderiram a iniciativa. No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Foto: Reprodução Internet
Reprodução: Google




Deixe seu comentário: