Polícia Por: Redação Rede Piauí Repórter 18 Set 2017 16:48 Rede Piauí de Notícias

Sejus suspende expediente após ameaça de invasão de prédio

O Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi) repudiou a atitude do secretário


O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, paralisou o expediente hoje (18) depois de ameaça de invasão das dependências da secretaria. De acordo com ele, a equipe de Inteligência recebeu informações de uma invasão ilegítima e provável depredação do patrimônio público.

"O motivo é que descobrimos que durante a madrugada havia um plano para invasão da sede da Secretaria de Justiça e possível depredação do patrimônio público. Por este motivo cancelei o expediente e não haverá falta e desconto do ponto dos servidores", explicou.

Secretário de Justiça Daniel Oliveira
Secretário de Justiça Daniel Oliveira  Foto:Catarina Costa / G1

O secretário Daniel Oliveira explicou que a suspensão do expediente foi uma medida para evitar confrontos e pelo 'risco de invasão daqueles que estão na ilegalidade para depredar o patrimônio público', mas não falou se eles seriam os agentes penitenciários em greve.

"Existe uma investigação da Polícia Civil em relação ao movimento dos ilegais. Vamos continuar com a operação nos presídios, no intuito de garantir a segurança e o cumprimento da determinação Justiça para o retorno das atividades externas", declarou.

No que se refere às informações da possível invasão da Secretaria de Justiça, o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi) repudiou a atitude do secretário e que a denúncia foi uma tentativa de esmaecer o movimento. Desde o dia 11 deste mês, a classe parou os trabalhos externos em todas as unidades prisionais do Piauí, depois de quebra de acordo conjunto.

"O sindicato tem a responsabilidade e o secretário toma ações como essas para enfraquecer o movimento. Zelamos pelo sistema e a categoria continua unida", declarou o presidente do Sinpoljuspi, José Roberto.

Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, José Roberto
Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, José Roberto Foto:Júnior Feitosa /G1 PI

Decisão

O TJ-Piauí decretou que pelo menos 60% dos agentes penitenciários em greve voltem ao trabalho, sob penalidade de multa por dia no valor de R$ 10 mil. A determinação foi do desembargador Edvado Pereira de Moura, que sugeriu também que sejam restabelecidas práticas rotineiras como: visitas de familiares, advogados e servidores.

Em determinação da ordem judicial de voltar as atividades no presídio, a Sejus começou a primeira etapa da Operação Habitar na sexta-feira (15). As forças de segurança chegaram a ocupar a Casa de Custódia, com a finalidade de assegurar o ingresso de detentos e o retorno das visitas.

Operação Habitar na Casa de Custódia de Teresina
Operação Habitar na Casa de Custódia de Teresina Foto:Divulgação/Sejus

Da redação RPiauí




Deixe seu comentário: