Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 01 Mai 2018 11:51 Rede Piauí de Notícias

Será que é necessário tomar banho todo dia?

Segundo estudiosos, a limpeza diária seria até prejudicial


banhoSerá que precisamos tomar banho todo dia? Foto/Ilustração

Para a sociedade e especialistas, tomar banho é uma atividade saudável. Mas Isso em excesso pode reduzir a hidratação da pele, deixando-a mais seca e rachada. Essa situação facilitaria, então, a entrada de germes no corpo.

A pesquisadora, Elaine Larso, expert em doenças infecciosas da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, frisou que as pessoas investem na limpeza diária por acreditarem que isso reduz o risco de doenças.

No entanto, a dermatologista Ana Lúcia Recio, de São Paulo, explica que antes de fazer greve de banho, cabe conhecer algumas ponderações. “Particularmente no Brasil, que é um país tropical, quente e úmido, considero saudável tomar até dois banhos por dia”, disse.

Segundo ela, axilas, genitais e pés devem, sim, ser higienizados diariamente, já que são áreas com glândulas de cheiro. Os locais como, braços e pernas não precisam de sabonetes em todo banho. Isso porque não é necessário ensaboar o corpo inteiro, pois o sabão remove o manto hidrolipídico da pele, (composto por água e gordura), uma barreira protetora.  Óleos limpantes, compostos com uma pequena quantidade de sabão, já dão conta do recado.

*Reportagem de Helorrany Rodrigues, supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: