Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 20 Abr 2018 10:36 Rede Piauí de Notícias

Sesapi confirma primeiro caso de H1N1 em Teresina

A paciente de 13 anos tem co-morbidade associada, pneumopatia crônica, e está internada em UTI, com ventilação mecânica e estável.


A Secretaria de Estado da Saúde confirmou um caso de Influenza A H1N1, de uma paciente residente em Teresina. A confirmação ocorreu ontem, 19, num trabalho conjunto com a Fundação Municipal de Saúde. A paciente de 13 anos tem co-morbidade associada, pneumopatia crônica e está internada em UTI, com ventilação mecânica e estável. 

HUT
Primeiro caso confirmado de H1N1 em Teresina. (Foto: Internet)

De acordo com o diretor de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS), Herlon Guimarães, o caso foi confirmado laboratorialmente, por PCR, e a paciente está sendo medicada com Tamiflu, terapêutica adotada conforme protocolo clínico para H1N1. Ele afirmou também que estão sendo disponibilizadas 20.500 unidades do medicamento, que já estão nas unidades hospitalares da rede estadual e municipal.

A Secretaria de Estado da Saúde inicia, a partir do dia 23 de abril, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). A Campanha segue até 1º de junho de 2018 e o dia D é 12 de maio. No Piauí, a expectativa é de vacinar, aproximadamente, 800 mil pessoas. A população deve procurar os postos de vacinação dos seus municípios.

Público a ser vacinado:

Pessoas com 60 anos ou mais de idade;
Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes;
Puérperas;
Trabalhadores da saúde;
Povos indígenas;
Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais(como o caso da adolescente);
Professores das escolas públicas e privadas;Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade;
Funcionários do sistema prisional.




Deixe seu comentário: