Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 08 Fev 2019 09:47 Rede Piauí de Notícias

Sesc promove exposição sobre história do comércio de Teresina e oficina de fotografia

A oficina é gratuita e será realizada de 12 a 15 de fevereiro, das 14h às 17h. Saiba mais:


O Sesc Centro apresenta o projeto Marquise com a exposição fotográfica “Memórias do Comércio de Teresina”. A ação é parte do projeto Diálogos Visuais, que constitui uma política cultural do Sesc de fomento, difusão e formação na área das Artes Visuais. A abertura será na próxima segunda-feira (11) com visita mediada das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Rua rui Barbosa - Teresina

A exposição “Memórias do Comércio de Teresina” apresenta um acervo que valoriza a história e a memória da arquitetura comercial da cidade. As imagens foram cedidas pelo Arquivo Público de Teresina e evidenciam a arte fotográfica como um poderoso instrumento de preservação da memória individual e coletiva de uma sociedade, buscando a compreensão da história local.

O trabalho foi desenvolvido com as curadorias do historiador Petrônio Alves e da artista Ceiça Rêgo. A pesquisa curatorial ultrapassou as funções de registro e tornou-se um campo de referência na formação da cultura urbana e visual.

Paralelamente à exposição acontecerá a oficina de fotografia “Desconstruindo o Olhar”, com o fotógrafo Gelson Catatau, que será realizada de 12 a 15 de fevereiro, das 14h às 17h. Podem participar maiores de 16 anos. A inscrição é gratuita e pode ser feita no Sesc Centro, onde também acontecerão as aulas. Mais informações podem ser obtidas no telefone (86) 3230-9910. É necessário levar câmera fotográfica ou celular.

A oficina possui um foco formativo abordando um olhar livre do  registro da arquitetura e das pessoas em cenas do dia a dia. Nas aulas serão aplicadas técnicas de estudos com elementos fotográficos para compor pessoas e paisagens urbanas fazendo com que ambos se tornem uma só coisa.

Gelson Catatau - oficina de fotografia em TeresinaSesc promove exposição sobre história do comércio de Teresina e oficina de fotografia. (Divulgação)

Gelson Catatau

Gelson Catatau é fotógrafo nascido e radicado na cidade de Parnaíba (PI). Engenheiro por formação, descobriu a fotografia durante a sua morada em Portugal, em 2015. Empolgado com o novo mundo à sua frente, começou a fotografar essa experiência, momento divisor de águas em sua trajetória, encontrando na fotografia sua própria expressão e sua atual profissão.

Com influência do Zen Budismo, o artista voltou seu olhar para a rua e para as pequenas coisas que passam imperceptíveis. Exercendo a profissão de fotógrafo desenvolve o seu trabalho na fotografia autoral, colaborando com produções para coletivos e produtoras audiovisuais. Em 2017/2018 participou do projeto Sesc Confluências - circuito de arte em intercâmbio, promovido pelo Departamento Nacional do Sesc ganhando destaque com seu trabalho e assinando a exposição Diário do Cotidiano, realizada em Parnaíba, no Centro Cultural Sesc Caixeiral.




Deixe seu comentário: