Brasil Por: Pedro H. Santiago Repórter 15 Mai 2018 16:41 Rede Piauí de Notícias

STF julga nesta terça (15) primeira ação da Lava Jato contra um parlamentar

Na decisão, a Segunda Turma deve decidir sobre a primeira ação penal contra o deputado Nelson Meurer (PP-PR)


A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir sobre a primeira ação penal da Operação Lava Jato contra o deputado Nelson Meurer (PP-PR) na tarde desta terça-feira (15). Ele foi denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

nelson meurer
Nelson Meurer acredita que o MPF não conseguiu provar que ele fazia parte do esquema de corrupção da Petrobras / Crédito: Imirante

Os filhos do deputado, Nelson Meurer Filho e Cristiano Augusto Meurer, também foram denunciados e a Segunda Turma vai decidir se condena ou absolve os três.

Os advogados de defesa pediram que o julgamento fosse adiado por conta da viagem do ministro Dias Toffoli à Rússia, mas o ministro/relator Edson Fachin negou, alegando que, em caso de empate nos votos, Toffoli poderá votar em seu retorno do país do Leste Europeu. 

edson fachin
O ministro Edson Fachin é o relator dos processos dos parlamentares que estão envolvidos em processo da Lava Jato / Ailton de Freitas - O Globo

A acusação

Em outubro de 2015, o então procurador-geral Rodrigo Janot ofereceu a denúncia acusando o deputado de solicitar e receber, em nome do seu partido, mais de R$ 357 milhões em proprina entre os anos de 2006 e 2014. A ação foi aberta em 2016, após ter sido aceita pela Segunda Turma do STF. 

A defesa

Em sua defesa, o deputado paranaense disse que o Ministério Público Federal (MPF) se baseou apenas na delação do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e não conseguiu comprovar a denúncia contra ele, sendo insuficiente a condenação. 




Deixe seu comentário: