Turismo Por: Redação Rede Piauí Repórter 27 Set 2018 11:04 Rede Piauí de Notícias

Teresina é a quinta cidade do Nordeste a conquistar o selo + Turismo

Com a certificação do selo, Teresina está apta a captar recursos através do Prodetur + Turismo.


turismo

Foto: Ascom. 

Teresina está certificada com o Selo + Turismo, que reconhece as políticas da capital piauiense na área e possibilita a captação de recursos através do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo). A capital é apenas a quinta cidade do Nordeste a receber a certificação e agora se prepara para conseguir R$ 25 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para requalificação de áreas turísticas.

A solenidade de entrega do selo aconteceu na última segunda-feira, na sede do Ministério do Turismo, em Brasília, e contou com a presença do secretário nacional substituto de Estruturação do Turismo, Paulo Roberto André, do prefeito Firmino Filho e do secretário municipal de planejamento e coordenação, José João Braga.

Para conseguir o selo, Teresina teve que atender a certos critérios, como possuir um plano de desenvolvimento do turismo, um conselho municipal da área e uma proposta em acordo com as políticas nacionais. “Teresina atendeu aos requisitos para receber o Selo Oficial +Turismo. O projeto vai trazer mais qualidade ao turismo da capital e dar novo impulso ao desenvolvimento do setor no estado", disse o secretário Paulo André.

Com a certificação do selo, Teresina está apta a captar recursos através do Prodetur + Turismo e agora trabalha para liberar R$ 25 milhões da linha de crédito junto ao BNDES. O dinheiro será investido na Orla do Rio Parnaíba, na Avenida Maranhão, requalificação de áreas do centro da cidade, como a Praça da Bandeira e a Praça Pedro II, e estruturação do Polo de Saúde, área que é um ponto de turismo de negócios.

Para o prefeito Firmino Filho, a linha de crédito vai fortalecer a infraestrutura turística da capital piauiense. “Teresina tem uma vocação para a prestação de serviços em setores específicos, como a saúde e o comércio. A priorização que o ministério dá à nossa cidade é um incentivo para investirmos em turismo e consequentemente recebermos melhor nossos visitantes”, garantiu.

“Esse selo facilita novas negociações de recursos na área do turismo. Nós pretendemos negociar este recurso com o BNDES para fortalecimento do turismo de negócios e qualificação do centro histórico e comercial da capital”, completou o secretário José João Braga.

Este é o quinto selo emitido pela Pasta a municípios do Nordeste, logo após João Pessoa (PB), Natal e Tibau do Sul (RN) e Caucaia (CE).




Deixe seu comentário: