Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 07 Mai 2018 08:11 Rede Piauí de Notícias

Teresina registra primeira morte por H1N1 e FMS faz alerta

Vítima era cardiopata e prestava serviços para a Sesapi.


Um homem de 52 anos, identificado apenas pelas iniciais F.L.S, morreu vítima da gripe H1N1. É a primeira morte confirmada pela Fundação Municipal de Saúde.

gripe H1N1
Primeira morte por H1N1 foi confirmada em Teresina. (Foto: Ilustrativa)

De acordo com a FMS, o homem era motorista da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e cardiopata. Ele teria se recusado a ficar internado na primeira ida ao hospital e, quando retornou, já estava em estado grave. A vítima veio a óbito no último dia 30, mas somente neste domingo a suspeita de H1N1 foi confirmada.

A morte do emprésario Luís Albuquerque, ocorrida na madrugada deste domingo (06), também será investigada para saber se foi ocasionada pelo vírus H1N1, já que a vítima estava com Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Nesta segunda (07), a Fundação Municipal de Saúde deve divulgar o resultado de mais casos que estão sob investigação. Semana passada eram 52 suspeitas de Síndrome Respiratória Aguda Grave investigadas pelo laboratório sendo que sete já foram confirmadas este ano. Entre eles está o caso da garota de 13 anos internada no HUT e sob tratamento com Tamiflu, medicamento usado para tratar o H1N1.

FMS alerta para portadores de doenças crônicas

Em nota, a FMS alertou para que as pessoas com doenças crônicas que apresentem síndrome gripal aguda procurem o serviço de saúde o mais rápido possível para que as medidas cabíveis, em caso de H1N1, sejam tomadas. 

A Fundação informou ainda que não existe nenhum protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS), ou do Ministério da Saúde para fornecimento de medicamentos ou vacinas para quem teve contato com pessoas portadoras de H1N1.

Teresina aguarda que o Ministério da Saúde envie novo lote de vacinas contra gripe esta semana. Tudo está sendo feito para que ocorra dentro do previsto. O estoque de vacinas contra a gripe, que protegem contra os vírus influenza tipo B, H1N1 e H3N2, já zerou na Rede de Frio da capital.

O Ministério da Saúde é responsável por enviar as doses da vacina contra a gripe. A Secretaria Estadual de Saúde é responsável em fornecer as agulhas para aplicação das doses e a Fundação Municipal de Saúde é responsável pelo armazenamento, distribuição e aplicação das doses na população.

Ryan Andrade, com informações do Cidade Verde.com




Deixe seu comentário: