Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 03 Ago 2017 16:46 Rede Piauí de Notícias

UESPI recebe representantes da CAPES

Estas visitas da Capes são realizadas periodicamente em todos os estados brasileiros às instituições que recebem investimentos federais para o ensino a distância


Faz 11 anos que a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) atua no ensino a distância por meio do Núcleo de Educação a Distância (Nead), um total de 13.184 mil alunos já foram beneficiados. A Universidade conta com o financiamento e apoio técnico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. Nesta quarta-feira (02/08), representantes do órgão federal visitaram a UESPI com o objetivo de orientar sobre a gestão de bolsas, articulação acadêmica e gestão financeira.

Nead UESPI

A visita iniciou com uma reunião na sala da reitoria com a presença da reitora em exercício, Barbara Melo; dos pro-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Geraldo Eduardo da Luz Júnior; de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Raimundo Dutra de Araújo; de Administração e Recursos Humanos, Raimundo Isídio de Sousa; da pró-reitora de Ensino e Graduação, Ailma do Nascimento Silva; do diretor-geral do Nead, Arnaldo Brito; da diretora adjunta do Nead, Laura Torres; do coordenador Pedagógico dos cursos de Graduação, Franklin Oliveira.

Bárbara Melo destacou, durante o encontro, que a parceria da instituição com a Capes fortalece muito o trabalho desenvolvido pela UESPI. “O apoio técnico da Capes é muito importante, pois executando as orientações repassadas podemos melhorar nosso trabalho”, disse a reitora.

A visita foi realizada por três representantes da Capes: pelo gerente da UESPI na Coordenação de Articulação Acadêmica da Diretoria de Educação a Distância, Roberto Kikuchi; representante do setor de Gestão Financeira da Capes, Natália Amaral; e do representante da gestão de Bolsas, Cid Luis Medeiros.

Durante o encontro, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Geraldo da Luz Júnior, falou do significado social que a educação a distância tem no estado do Piauí. “É importante ressaltar o impacto social que a educação a distância tem no Piauí. A oportunidade de qualificação dessas pessoas onde elas estão, onde ainda não havia o ensino superior presencial e a EAD está chegando e transformando a vida destas pessoas”, pontuou Geraldo.

O professor Franklin Oliveira apresentou informações sobre as atividades realizadas nos cursos, além da programação de ensino das disciplinas, como os projetos de extensão realizados em diversos polos. “Os projetos de extensão que estão sendo feitos para os alunos oferecem atividades diversas que envolvem também a comunidade”, informou o coordenador.

Após a reunião com a administração da UESPI, os representantes da Capes visitaram as instalações do Nead e fizeram reuniões distintas com a equipe pedagógica, administrativa e de gestão financeira do núcleo. As reuniões foram coordenadas pelo diretor-geral Arnaldo Brito e pela diretora adjunta Laura Torres.

Em reunião com os coordenadores dos cursos de graduação e de pós-graduação no auditório do Nead, o representante da Articulação Acadêmica da Capes, Roberto Kikuchi, tirou as dúvidas relacionadas ao acesso ao Sistema da Universidade Aberta do Brasil (Sisuab), sobre os dados que devem estar sempre atualizados para que o cálculo das bolsas seja feito de forma correta e sobre outras informações relacionadas às necessidades dos coordenadores e dos tutores que atuam nos cursos do Nead.

“Minha profunda admiração aos professores que trabalham nesta área. A todos, professores, tutores, motoristas, todos que estão envolvidos neste processo de formação das pessoas”, agradeceu Roberto Kikuchi.

Estas visitas da Capes são realizadas periodicamente em todos os estados brasileiros às instituições que recebem investimentos federais para o ensino a distância.




Deixe seu comentário: