Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 27 Set 2017 10:31 Rede Piauí de Notícias

Vacinação contra a raiva vai imunizar cães e gatos

Serão ao todo 130 postos de vacinação espalhados na capital para atender a demanda


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) definiu duas datas da etapa urbana da campanha de vacinação antirrábica. A vacinação contra a raiva vai imunizar cães e gatos das zonas Norte e Leste no dia 30 de setembro. Já os animais das zonas Sul e Sudeste poderão ser vacinados no dia 7 de outubro.

De acordo com a gerente de Zoonoses da capital, a Oriana Bezerra, vem informar que este ano, foi dividido os dias da vacinação por questões de logística. No sábado, dia 7 de outubro, serão vacinados os cães e gatos das zonas Sul e Sudeste. A população terão postos próximos às suas residências, como todos os anos. Ressalta ainda a importância da vacina, pois protege além do animal, os seres humanos que convivem com eles.  Animais a partir de três meses de idade podem receber a vacina.

A gerente de Zoonoses e veterinária, Oriana Bezerra, pede que adultos com capacidade de conter o animal levem os mesmos para a vacina. Porque muitas crianças levam os animais e acaba não tendo força para conter o seu bichinho de estimação. É aconselhável levar os animais de preferência no horário da manhã, para o calor não gerar estresse no animal.  

Vacina 2
A partir do dia 30 de setembro, iniciam a vacinação para cães e gatos. Reprodução: google

Os horários de atendimento dos postos de vacinação vai ter início às 8h da manhã e ficam abertos até às 17h. Na Campanha de Vacinação Antirrábica de 2016 foram disponibilizadas 140 mil doses de vacina e cerca de 130 mil animais foram imunizados.  A previsão é atingir a mesma meta para este ano.

Segundo Oriana Bezerra, a meta prevista para 2017 é imunizaz 61.712 animais somente este final de semana nas zonas Norte e Leste.  Para isso a equipe será composta de 24 médicos veterinários, 423 vacinadores e anotadores, 25 motoristas. O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. O último caso de raiva canina foi em 2011 cujo cão é proveniente do interior do Estado, sendo o  proprietário residente de Teresina.

CONFIRA AQUI A LISTA DOS POSTOS




Deixe seu comentário: