Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 21 Set 2017 15:22 Rede Piauí de Notícias

Wellington Dias anuncia novos cortes no governo

O governo está com dificuldades em manter o calendário da folha de pagamento e descartou a possibilidade de reajuste salarial


O governador Wellington Dias (PT) falou na manhã de hoje (21/09) que o governo realizará novos cortes para prevenir rombos na área financeira do Estado. As afirmações foram feitas na solenidade de assinatura do termo que faz da Carnaúba árvore símbolo do Piauí. De acordo com, o Piauí já desperdiçou nos últimos meses R$ 166 milhões de receitas partilhadas com a União. Wellington afirmou que sua principal meta é não atrasar a folha de pagamento dos servidores, e continuar com o 13° em dia.

“No Piauí nós ainda tivemos algum crescimento na receita própria, mas há necessidade de adotarmos medidas exatamente para alcançar o objetivo principal, não atrasar salários, garantir que algumas obras que estão em andamento possam prosseguir, ou seja, é um momento muito desafiador e teremos que trabalhar”, destacou Wellington Dias.

Wellington Dias junto conversa com a vice-governadora Margarete Coelho em solenidade na manhã de hoje
Wellington junto com a vice-governadora Margarete Coelho em solenidade na manhã de hojeFoto: Jéssica Kamila / OitoMeia

DIRETO AO PONTO

Wellington pontuou também que essa é a terceira medida de cortes no governo. “Não é fácil quando a gente toca no osso como diz o ditado popular. Eu quero agora estar me reunindo com os órgãos que cuidam do comitê de receitas e despesas, para que eles possam me apresentar alternativas para reverter esse processo”, afirmou.

O governador argumentou sobre a federalização da Cepisa. “Nós estamos trabalhando para que a União possa pagar o que deve em relação à federalização da Cepisa, inclusive eu estive ontem no Supremo tratando sobre isso, pois não tem como o Governo Federal vender uma empresa que não pagou, esse é o único caso no Brasil”, pontuou.

LEILÃO DE DÍVIDAS

O Wellington disse também que o governo está tratando de realizar um leilão de dívidas ativas onde o que não foi pago de ICMS e tributos possam ser tratados com agentes financeiros. “O objetivo é que eles possam fazer a cobrança dessa carteira e antecipar algum valor como prevê a lei, ou seja, estamos tentando melhorar as receitas e por outro lado fazer cortes nas despesas. Não é possível qualquer aumento de despesa pessoal”, finalizou.

SERVIDORES SEM REAJUSTES

No começo dessa semana o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, em uma entrevista para TV da região, confirmou que o governo está com sérias dificuldades em sustentar o calendário da folha de pagamento dos servidores e descartou a possibilidade do governo fazer reajuste salarial que algumas categorias estão requerendo.

 “No curto prazo a situação é difícil como todos já sabem. Então não temos como atender novos reajustes. Não apenas pela questão financeira, mas também legal”, afirmou ele.

Com informações da Redação RPiauí




Deixe seu comentário: