Famílias moradoras da zona rural dos municípios de Barras e Joaquim Pires vão receber unidades habitacionais na terça-feira (8). As casas são referentes à primeira etapa do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), executado pela Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH). O valor do imóvel é de R$ 34.200.
Em Barras, foram contratadas 31 moradias na modalidade pulverizadas. Dentre as localidades contempladas estão Cruzetas, Cajazeiras, São Luís e Berlinda. Em Joaquim Pires, são 18 moradias distribuídas nos povoados de Flamengo, Curralinho, Tamboril e Tipis.
De acordo com Gilvana Gayoso, diretora-geral da ADH, o PNHR é mais que um programa habitacional. “Os beneficiários vão pagar apenas R$ 1.368 divididos em quatro parcelas e o governo federal vai subsidiar o restante, isso é que eu chamo de benefício. É muito gratificante para essas famílias que não teriam como construir suas casas com esse padrão e por esse valor”, explica a gestora.
As famílias também contribuíram com a mão de obra. Cada imóvel é composto de dois quartos, sala, banheiro, cozinha, área de serviço e varanda, com piso cerâmico em todos os ambientes. A ADH é responsável pela parte de engenharia, serviço social e operacional dos projetos do Programa Nacional de Habitação Rural.
Em Barras, as chaves e o termo de recebimento do imóvel serão entregues às 9h, no auditório interno da Secretaria Municipal de Educação, e em Joaquim Pires, a solenidade será às 15h, no Cras – Casa das Famílias. “A ADH também está construindo moradias na zona rural de Teresina, Agricolândia, Picos e União. Os técnicos da ADH estão agilizando as etapas dos processos de construção para cumprir com todos os prazos estabelecidos pela Caixa” revela Gilvana Gayoso.