Pesquisas da Embrapa mostraram que a água salobra (com sal) contida no subsolo pode ser usada na agricultura e irrigação de pequenas áreas. A Embrapa realizou testes com plantas já conhecidas por muitos agricultores sertanejos, como a palma forrageira e a gliricídia.
Imagem ilustrativa. Internet.
O Zootecnista e pesquisador da Embrapa Semiárido, German Garcia, explicou como o produtor deve usar essa água. “A Agricultura biossalina é da década de 50. A gente entende que essa água salina pode gerar vida, gerar produção e alternativas de alimento para o produtor. Claro que a gente precisa orientar o produtor para usar essa água. Por quê? Porque essas águas infiltram e elevam a salinidade da água. Por isso é necessário que se tenha critério. Fazer a agricultura apenas em períodos sazonais, ou seja, no período seco", esclareceu Garcia. De acordo com ele, há alguns animais que toleram mais o sal: os caprinos, ovinos e bovinos.
O zootecnista falou ainda que a agricultura Biossalina é usada no mundo inteiro. “Há até um centro internacional de Agricultura Biossalina, em Dubai, nos Emirados Árabes. Já que a disponibilidade de água doce naquele país é muito pequena e ele precisa contar muito com a água dos diferentes mares que existem por lá. Aqui os testes da Embrapa são realizados com plantas já conhecidas e cultivadas por muitos agricultores sertanejos, como a gliricídia e a palma forrageira", afirmou o zootecnista.
Reportagem Danielly Duarte, Supervisão Pedro Henrique Santiago.