A água do esgoto invadiu a enfermaria do Hospital Infantil Lucídio Portela, em Teresina, onde há crianças internadas. Conforme vídeo do momento, a infiltração começou por volta das 22h de segunda-feira (15). Os pais das crianças internadas ficaram preocupados com a possibilidade de infecções.
Os funcionários tentaram conter a entrada do líquido - que escorria pelo ralo - com o uso de colchas e toalhas do próprio hospital. Além da enfermaria, a água invadiu o posto 3, onde são preparados medicamentos. Pais e funcionários relatarem que a água tinha cor amarelada e odor insuportável.
A direção do Hospital disse que o problema estava em uma encanação dentro de uma parte do forro do Hospital, que foi preciso ser aberto para que o vazamento fosse reparado. O diretor do Hospital, Vinícius Pontes, garante que o ocorrido não oferece risco à vida dos pacientes.
“As infeções que as crianças apresentam são transmitidas pelo contato. Quando você aumenta o risco de infecção dentro do hospital, é quando você não segue as normas que a CCIH prega, que é a Comissão de Infecção Hospitalar. Não é esse tipo de vazamento que vai aumentar a infecção dentro do Hospital. Mas está sob controle, o pessoal da Comissão já está avisado e a limpeza já está tomando de conta disso", esclareceu o diretor.
O Hospital é o único em entendimento especializado infantil público do estado, tem capacidade para internação de 86 crianças e sempre está lotado. A obra de reforma e ampliação prevista para a unidade foi iniciada em 2009, orçada em R$ 8 milhões, mas faltam recursos para o término.
Com informações de Cidade Verde