Altos tem uma das maiores cadeias produtivas artesã do Piauí, o comércio fica mais propício durante os festejos religiosos, que tem como padroeiro do município São José, patrono da categoria.
A cultura artesã em Altos é muito forte, são várias peças e modelos que são confeccionados na cidade e região. No município, a Associação Municipal dos Artesões Altoenses – AMAA vem trabalhando com os artesãos de forma a estarem sempre inovando e se atualizando. Atualmente a presidente da AMAA é Cristiane Dourado, sucessora do artesão da arte santeira, Ivo Neres, ela que vem conduzindo os destinos da associação.
O artesão Ivo Neres. Foto: Portal O Jornal
Com o advento das novas tecnologias muitas profissões ficaram “ultrapassadas” e até mesmo acabaram ou foram substituídas, mas existem outras que permanecem mesmo com o passar dos anos e com toda inovação trazida pela tecnologia, justamente por suas peculiaridades. Dentre estas profissões, a de artesão.
O principal motivo dessa profissão ainda existir, e com muita força, é em função da cultura de cada região, tanto em nosso país como em várias partes do mundo. Durante os festejos de São José, em Altos dezenas de artesões aproveitam a aglomeração de pessoas para realizarem mais vendas e movimentar a economia obtendo uma renda extra com suas confecções.
A conceituação para “artesão” é “indivíduo que pratica arte ou ofício que dependem de trabalhos manuais”, isto quer dizer que qualquer peça produzida pelo artesão é única e foge de qualquer processo de produção em série realizado por indústrias.