Com cerca de 70 artesãos cadastrados, a Casa do Artesão Design Mestre Albertino, localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho, no centro de Teresina, é um espaço de destaque para o fortalecimento da cultura piauiense. Criada pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), a iniciativa promove integração cultural, gera impacto direto na vida dos artesãos e abre novas oportunidades.
Muito além de uma loja, o espaço funciona como vitrine e ponto de encontro entre turistas e criadores. Segundo Juliana Galvão, gerente da Casa do Artesão, o local cumpre papel estratégico para o setor. “A Casa do Artesão Design Mestre Albertino funciona como uma ponte entre o artesão e o público. Tem extrema importância no cenário do artesanato piauiense, pois é um espaço em que o visitante, turista ou o próprio piauiense consegue ver de perto as potencialidades do nosso artesanato”, destaca.
Ela explica ainda que a proposta vai além da comercialização. “Nossa Casa dispõe de múltiplos espaços que colaboram para o desenvolvimento do artesão. Além do ambiente de vendas com curadoria especializada, há espaços para reunião direta com clientes, apresentação de trabalhos, desenvolvimento de peças, exposições, lançamento de coleções, palestras e workshops que disseminam e ampliam a cultura piauiense”, complementa a gerente.