O Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa começa 2018 com uma diminuição no número de doadoras. A diminuição começou a acontecer ainda no mês passado, quando se registro um deficit de 50 % em comparação ao mês de novembro no tocante a doadoras externas.
Por causa da redução, enquanto no mês de novembro foi possível amamentar 127 recém-nascidos, em dezembro somente 113 ganharam leite através de doações. Essas doações aconteceram de duas maneiras, sendo a doação interna feita pelas mães que estão dentro da maternidade Dona Evangelina Rosa, e a doação externa que consiste na ida de profissionais da maternidade até as casas de mães registradas para a realização da coleta.
“Para que a mãe possa ser uma doadora, é necessário apenas que a mãe tenha uma boa produção de leite, sendo suficiente para amamentar seu filho e que tenha em quantidade ainda para doar; que não tome medicamentos; não fume e não tome bebida alcoólica e que não tenha feito transfusão de sangue nos últimos cinco anos”, esclarece a nutricionista Amanda Ferreira.
A doação de leite inclui o processo de coleta, processamento e distribuição do leite para bebês prematuros (Foto:Meio Norte)
A doação de leite inclui o processo de coleta, processamento e distribuição do leite para bebês prematuros internados de baixo peso (menos de 2,5 kg) e com patologias, principalmente do trato gastrointestinal, casos esses em que não podem ser alimentados pelas próprias mães.
As pesquisas científicas mostram que bebês prematuros e com patologias, que se alimentam de leite humano no período de privação da amamentação, tem mais condições de recuperação e de terem uma vida com saúde.
O Banco de Leite Humano está fica na Maternidade Dona Evangelina Rosa, no bairro Ilhotas em Teresina, onde desenvolve atividades assistenciais e de coleta, processamento e distribuição do leite humano ordenhado. O serviço funciona todos os dias das 8h00 às 18h00. Para doação de leite humano, deve-se ligar para o número (86) 3228-2022 ou 0800 280-2522, para agendamento de uma visita à doadora, que recebe o kit de doação (frasco esterilizado, máscara e touca) na residência, posteriormente fazem o recolhimento do leite materno ordenhado.