O Banco do Nordeste divulgou na última segunda-feira (24) a lista dos 27 projetos com foco em inovação selecionados em edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci). A expectativa é que sejam investidos R$ 4,9 milhões em recursos não reembolsáveis. As propostas aprovadas passam agora por análise de aspectos técnicos, orçamentários e documentais.
Dentre os projetos, três beneficiados são no Piauí. Os projetos do Piauí selecionados foram a Plataforma de Inteligência para a Criação de Peixes, da empresa 128Bits Tecnologia da Informação; Bipp: Marketplace entre Produtores e Indústriais de Alimentos para Integração da Cadeia, Identificação, Diagnóstico e Previsão dos Riscos por Meio de Big Data e Blockchain, desenvolvido por David Ferreira, da empresa Rease Informática e Gestor Saúde – Big Data MPS Rodrigues Eireli.
Os projetos propõem soluções para questões ligadas a áreas como indústria de pescado, energias renováveis, saúde, agricultura familiar e marketing.
Ao todo, 27 projetos foram aprovados: 13 do Ceará, 4 da Bahia, 4 do Rio Grande do Norte, 3 do Piauí, 1 de Pernambuco e 1 de Minas Gerais. Acesse para ver a lista completa.
O Fundeci tem como objetivo fomentar a pesquisa e a difusão de tecnologias direcionadas para atividades produtivas desenvolvidas na área de atuação do Banco do Nordeste (região Nordeste e norte dos estados de Espírito Santo e Minas Gerais).
Foram considerados como critérios de avaliação das propostas a compatibilidade de cronograma de atividades, clareza e adequação metodológica, grau de inovação, qualificação da equipe técnica, impactos esperados do projeto no mercado, potencial de escalabilidade do negócio, viabilidade econômico-financeira do produto, contribuição para geração de emprego e renda, impactos sociais e ambientais e relevância para os negócios do BNB.
Os coordenadores das propostas selecionadas devem participar de capacitação, com foco em gestão técnica e financeira de projetos, ministrada por técnicos do Banco do Nordeste e do Hub Inovação Nordeste (Hubine).