Uma assinatura de parceria será firmada segunda-feira (26) às 8h30 no Palácio de Karnak, com a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Fundação Cepro), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Academia Piauiense de Letras (APL) para a execução do projeto “Biblioteca Piauiense Professor Raimundo Nonato Monteiro de Santana”.
O objetivo dessa parceria é contribuir para a divulgação e acesso as obras sobre a realidade socioeconômica, política e cultural do Piauí, resgatando publicações esgotados ou viabilizando a edição de obras nunca publicadas.
A biblioteca será composta por quatro séries: Ensaios Pioneiros, Estudos Contemporâneos, Teses e Dissertações, bem como a Obra Completa do Professor Santana.
De acordo com o presidente da Fundação Cepro, Antonio José Medeiros, o projeto é uma homenagem ao prof. Raimundo Santana. “O professor Santana foi escolhido para nomear a biblioteca por dois motivos principais: por eu considerá-lo o primeiro intelectual moderno do Piauí, que rompe um pouco com aquela retórica do bacharelismo e passa a trabalhar com métodos de pesquisa mais modernos.”, explicou Medeiros.
Será lançado também o primeiro volume da biblioteca, a obra: O Desenvolvimento Econômico Nacional na Teoria Econômica Geral, de autoria do prof. Santana, tese apresentada no concurso de professor catedrático da Faculdade de Direito do Piauí, em 1957.