A manhã deste domingo virou um pesadelo para alguns concurseiros. Quem se inscreveu no concurso público para Técnico Administrativo em Educação, realizado pela Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), enfrentou um enorme congestionamento na entrada da instituição.
Uma das concorrentes explicou que o congestionamento se iniciava no balão da Ponte da Primavera e ia até dentro da UFPI.
"Muita gente desceu dos carros e saiu andando porque se esperasse chegar de carro não daria tempo. O problema maior foi para quem estava dirigindo porque além de enfrentar o congestionamento ainda tinha que estacionar e quase não tem mais vaga", disse a concurseira.
Uma das causas do problema foi à mudança feita no balão na entrada da UFPI, que é recente e desconhecida por boa parte dos candidatos. "As pessoas ficavam perdidas na hora de fazer a volta para entrar na universidade", complementou.
A avaliação se iniciou às 8h, mas 7h55 ainda havia dezenas de carros no congestionamento. O resultado: muita gente perdeu a prova. "Nós chegamos ao balão da Ponte da Primavera às 7h10 e já estava engarrafado. Ou seja, nós chegaríamos ao local de prova com tempo suficiente se fosse um dia comum. Não tinha como prevermos isso", disse a concurseira.
O concurso abriu 26 vagas para 14 cargos. Foram cerca de 15 mil inscritos. A maior concorrência, segundo material divulgado pela Copese, é para Assistente em Administração para o Campus de Teresina: 12.871 candidatos estão inscritos para concorrer as 10 vagas ofertadas. O salário para o cargo será de R$ 2.446,96.