Maria Vitória Mendes tem 4 anos e padece de uma doença grave que faz com que os ossos não se desenvolvam, o raquitismo hipofosfatêmico. A situação ainda piora por uma desnutrição grave. Ela está há 1 ano e 10 meses no Hospital Infantil Lucídio Portella e sonha com a mãe em retornar para casa, em Miguel Alves, onde reside toda a família.
Maria Vitória Mendes tem 4 anos e padece de uma doença grave (Foto:Cidade Verde)
Porém, Vitória não sobreviveria sem as máquinas e por conta disso, está sendo realizada uma campanha para arrecadar recursos para adaptar a residência, que ainda é de taipa.
A patologia que a Vitória tem provoca intensa dor nos ossos e músculos, e isso já prejudicou a parte respiratória também, atualmente ela respira com a ajuda de um Cpap, e conseguiu na justiça que a prefeitura de seu município oferecesse o aparelho. Contudo há ainda diversos outros desafios, como a compra de um aparelho de oxigênio, um gerador de energia para que ela não seja prejudicada pelas oscilações, e a reforma da casa.
"Nossa casa é de taipa e queremos fazer pelo menos um quartinho melhor para ela. Ela já vai ter o Cpap, mas precisa de um gerador porque a energia na cidade é ruim e de um concentrador de oxigênio. Ela não anda, então tudo é mais difícil. Vamos precisar fazer um local adaptado", falou a mãe, Maria Luana, de 24 anos.
Vitória é filha única e a doença foi diagnosticada quando ela tinha sete meses. "Desde os 3 anos ela está internada. Meu maior sonho é levar minha filha para casa", declara a mãe.
A campanha é uma promoção da Prefeitura de Miguel Alves, por meio da Secretaria de Assistência Social da cidade, e foi abraçada pela equipe do Posto de Saúde da Família, que busca uma solução para ajudá-la.
"A gente está pedindo uma ajuda e qualquer quantia serve", completa a mãe.
Quem puder ajudar a Vitória pode depositar qualquer quantia na conta abaixo:
Conta Poupança: 61875-0
Agência: 1607
Maria Vitória Mendes Quiteria