O deputado estadual, Francisco Limma (PT), quer usar um sistema de monitoramento, por meio da instalação de câmeras de segurança, para coibir o furto e roubo de motos e carros em 12 cidades do Piauí.
O deputado explicou que escolheu os municípios devido aos altos índices de criminalidade na região.
O parlamentar acrescentou que alguns destes municípios, banhados pelo rio Parnaíba, têm proximidade com a divisa do Piauí com o Maranhão, integrando a rota de fuga de criminosos que atuam na região. De acordo com o deputado, o objetivo é que a polícia tenha acesso ao sistema de imagens, e assim, identifique e passe a acompanhar os suspeitos.
"Essas cidades escolhidas tem altas taxas de criminalidade, além de estarem próximas a interface do Piauí com outros estados, como o Maranhão. Assim, são muitas vezes usadas para fugas em crimes de roubo de veículos. Com o sistema, que vai funcionar de forma integrada, as polícias vão poder acompanhar isso por meio das câmeras", afirmou.
Para tanto, a proposição foi apresentada por meio de requerimento encaminhado para o Comando-Geral da Polícia Militar (PM-PI), da Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) e para a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI).
Segundo ele, as secretarias e técnicos responsáveis definirão a quantidade de câmeras e os locais onde serão instaladas em cada município. "A ideia é monitorar as entradas e áreas de maior fluxo", destacou. Atualmente, o programa Piauí Conectado também prevê a instalação de câmeras em praças e áreas públicas dos municípios.
Veja a lista dos municípios que poderão ser contemplados:
- Esperantina
- Luzilândia
- Barras
- Porto
- Madeiro
- Nossa Senhora dos Remédios
- Matias Olímpio
- Campo Largo
- Batalha
- Joaquim Pires
- Morro do Chapéu
- São João do Arraial
Em 2020, durante as eleições municipais, a implementação de câmeras para coibir a criminalidade foi uma das principais pautas de debates entre candidatos. Na gestão do Prefeito Dr. Pessoa (MDB), a coordenação municipal de Segurança anunciou que usará o vídeo monitoramento em paradas de ônibus, que vem sofrendo com uma onda de vandalismo e furtos.
Fonte: Cidade Verde.