Criminosos estão utilizando um perfil falso, criado no aplicativo de mensagens Whatsapp, para oferecer quitação de taxas e dívidas do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI). Nas mensagens, os estelionatários oferecem a quitação por metade do valor normal, tanto para licenciamento, como para IPVA e multas.
Detran Piauí. (Foto: divulgação).
Em entrevista a portal de notícias nesta quinta-feira (23), o diretor do Detran-PI, Arão Lobão, informou que o órgão não emite solicitação de pagamentos que não seja o de boleto bancário. "As pessoas devem procurar o Detran para tirar suas dúvidas. Todos os procedimentos de pagamento se dão através de boletos bancários, na conta única do estado, por meio da rede bancária credenciada. O Detran não procurar ninguém para receber pagamentos.", alertou.
Arão Lobão, diretor geral do Detran-PI. (Foto: Cidadesnanet).
O diretor do órgão informou ainda que foi registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.) e que a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deverá apurar as denúncias e tomar as providências para coibir este tipo de crime.
O Detran-PI emitiu uma nota alertando os usuários a respeito dessa modalidade criminosa que está sendo praticada. Confira a íntegra da nota:
"O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) alerta que uma pessoa está usando uma conta de Whatsapp com foto do diretor-geral do órgão, Arão Lobão, propagando informações inverídicas, prometendo tirar débitos de multa e licenciamento pela metade do preço.
O órgão informa que um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia do departamento e encaminhado à Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado para serem tomadas as devidas providências, identificação e responsabilização dos culpados.
O Detran destaca que todos os pagamentos do órgão são feitos juntos à rede bancária credenciada, por meio de emissão de boletos, no site do Departamento. E quem tiver dúvidas, deve se dirigir à sede do Detran, postos ou Ciretran para evitar golpes. Os pagamentos são dados baixa via sistema."