Em homenagem ao dia do Folclore, o Museu do Piauí (Casa de Odilon Nunes - MUP) realiza a partir de hoje (22) a semana de tradições populares, a programação começa com apresentação cultural do grupo de violeiros “Os Raimundos”. Logo após tem a abertura da exposição “Narrativas do imaginário: quando a cultura conta a dança”, sob tutoria do programa educacional do Museu.
Museu do Piaui. Foto: Reprodução.
No período da tarde, tem visita monitorada à exposição (das 14h30 às 17h30), a seguir tem oficina de gravura alternativa (de 15h às 17h), ministrada por Osani Arimateia e Ariosvanda Saraiva, que fazem parte da equipe do Programa Educativo do MUP, e pela artista Hera Regina.
O evento segue até quarta-feira (23), com visita ao acervo do museu, pela manhã a partir das 8h30 e à tarde a partir das 14h30.
Museu do Piauí - Interno. Foto: Divulgação.
Depois das 15h, tem o projeto Cajuína no Museu. Neste evento, o projeto vem com um bate-papo com integrantes do Grupo Cafundó, debatendo sobre temáticas como: contação de histórias, representação de lendas e outras atividades lúdicas.
Esse evento já faz parte do calendário de eventos do Museu do Piauí e tem como principal finalidade comemorar o Dia do Folclore. “O museu tem a missão de buscar manter viva essas tradições, enaltecendo a importância da preservação desses bens imateriais”, afirma a coordenadora do Museu do Piauí, Dora Medeiros.
Com informações de Governo do Estado.